A primeira etapa da construção do estacionamento localizado no polo de autopeças da Rua Capitão Juvenal Figueiredo, no bairro Jardim Alcântara, em São Gonçalo, está próxima da conclusão. Nesta terça-feira (2), o local está passando pelo processo de pavimentação, dando mais um passo rumo à sua finalização. Após esta etapa, seguirá o devido processo de sinalização pela Secretaria de Transportes, preparando-o para o uso pela comunidade gonçalense. Simultaneamente, uma segunda fase da obra será iniciada, consolidando o compromisso da gestão municipal com a melhoria da infraestrutura urbana.
O prefeito Capitão Nelson tem acompanhado de perto o desenvolvimento deste projeto. “Este polo de autopeças é um dos mais importantes do Estado do Rio de Janeiro, recebendo diariamente dezenas de pessoas. Por isso, elaboramos este projeto com o intuito de organizar o trânsito nesta região. O primeiro módulo, que oferecerá 96 vagas, está quase pronto, e planejamos realizar outras etapas desta obra para atender às necessidades da comunidade”, destacou o chefe do Executivo.
As obras de ordenamento e regularização estão sendo conduzidas pela Prefeitura de São Gonçalo, através de um esforço conjunto das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano e Gestão Integrada, e Projetos Especiais, com a finalização a cargo da Secretaria de Transportes. O objetivo principal dessas intervenções é solucionar os conflitos entre pedestres e veículos, além de abordar a falta de calçadas adequadas e a necessidade de conservação da vegetação local.
O comerciante Carlos Pinheiro Louzada, que atua na região há oito anos, expressou a satisfação dos clientes em relação às mudanças. “Nunca tivemos algo assim por aqui. Na frente da minha loja, antes, havia apenas cinco vagas de estacionamento. Agora, teremos mais de 90. Isso é excelente para nós e para os clientes, que têm elogiado bastante. Além disso, o paisagismo está impecável”, ressaltou.
Com as intervenções em andamento, espera-se que os problemas de estacionamento irregular sejam significativamente reduzidos. O projeto contempla não apenas a pavimentação, mas também a implementação de paisagismo, faixas de pedestres, rampas de acessibilidade e regularização das calçadas. É importante mencionar que as palmeiras que estavam na Praça do Colubandê foram realocadas para o estacionamento do Jardim Alcântara, preservando o patrimônio verde da cidade.