Niterói: Referência em participação popular e inovação urbana

Inovação Urbana: São Gonçalo na Vanguarda das Cidades Inteligentes
Facebook
Twitter
WhatsApp

A cidade de Niterói desponta como uma das finalistas do Prêmio Brasileiro de Cidades Inteligentes, na categoria Transformação Digital e Inovação, com o case “Gestão Colaborativa do município de Niterói”. O desfecho deste reconhecimento será divulgado nesta quinta-feira (21), durante o Smart City Expo Curitiba 2024, um evento que tem como mote “Reinventando Cidades para Todos”. Com o respaldo da Fira Barcelona, uma instituição internacional com 90 anos de história, o evento promete ser um marco na discussão sobre o futuro das cidades.

Contando com mais de 16 mil visitantes e 180 palestrantes e moderadores de diversas nacionalidades, o Smart City Expo Curitiba é um espaço de convergência para o debate sobre soluções urbanas inteligentes. Um dos destaques é a presença de Fernando Stern, coordenador de Comunicação Digital e Relacionamento com o Cidadão, que participará do painel “Reforçando a Gestão Urbana: como as Cidades Inteligentes podem se beneficiar das tecnologias de ponta?”, marcado para quinta-feira (21), às 9h30, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.

Através da gestão de canais digitais e integração de pontos de atendimento ao cidadão, Niterói tem proporcionado uma plataforma para dezenas de milhares de pessoas expressarem suas demandas, sugestões e acessarem serviços públicos e direitos. Esse processo envolve uma rede de servidores e diversos órgãos e departamentos da prefeitura.

“Niterói tem uma tradição de mobilizações sociais e instituições inovadoras de participação popular. Há aproximadamente 10 anos, iniciamos uma estratégia nas redes sociais, abrindo canais para receber demandas e sugestões da população em tempo real, sem a interferência da burocracia tradicional. Em colaboração com o Colab, desenvolvemos esse trabalho, transformando-o em um caso de sucesso reconhecido nacional e internacionalmente como uma experiência exemplar de governo digital e gestão colaborativa”, destaca Stern.

O evento, que acontece de 20 a 22 de março, abordará tópicos como Cidades Sustentáveis e Mudanças Climáticas, Espaços Públicos e Requalificação Urbana, Cidadãos Digitais e Governança, Inovação e Transformação Digital, Tecnologia & Negócios Disruptivos e Tomorrow Mobility. Reunirá representantes do setor público, empresas, universidades e sociedade civil para debater maneiras de reinventar as cidades, tornando-as mais sustentáveis e eficientes por meio de soluções tecnológicas.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais