Inscrições para Prêmio Novos Pesquisadores prorrogadas até quinta-feira (31/08)

Facebook
Twitter
WhatsApp

Para participar é necessário escrever artigo científico propondo soluções para os desafios urbanos. Os três alunos e professores melhor colocados receberão um notebook cada um

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação, prorrogou até a próxima quinta-feira (31/09) as inscrições para a 6ª Edição do Prêmio Novos Pesquisadores. Para participar é necessário escrever um artigo científico focado na cidade Maricá, com objetivo de solucionar os desafios urbanos encontrados no dia a dia do município. Também é pré-requisito ser aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, IX fase do EJA (Educação de Jovens e Adultos), ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio, das redes pública e privada.

São abordados temas ambientais, históricos, sociais, econômicos, arranjos produtivos e sustentáveis, científico e tecnológico, além de iniciativas para inovação e ética com relação aos direitos humanos.

Os projetos devem ser realizados em parceria com um educador, que atuará como orientador do aluno. Os três alunos e professores melhor colocados receberão um notebook cada um.

Prêmio Novos Pesquisadores

O Prêmio Novos Pesquisadores teve a sua primeira edição em 2017 e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Formação e tem por objetivo estimular a inserção dos estudantes da Educação Básica em ações e procedimentos que integram o campo da pesquisa científica, desenvolvendo a curiosidade, a criatividade, o interesse e resgate histórico, o questionamento à realidade, o conhecimento de técnicas e instrumentos metodológicos e científicos, o diálogo com os saberes locais, a problematização contextual, o levantamento e a resolução de problemas, e a produção escrita de artigos que tragam o município onde vivem como alvo da investigação e da discussão.

Quem pode participar:
Categoria A: 9º ano do Ensino Fundamental / IX fase da EJA (Educação de Jovens e Adultos);
Categoria B: 3º ano do Ensino Médio.
Orientadores dos artigos: Professores, Orientadores Educacionais e Pedagógicos. O orientador poderá participar com mais de um aluno. Esta mudança visa oferecer mais flexibilidade aos profissionais que desejam orientar mais estudantes durante o processo de pesquisa.
Inscrição on-line: e-mail: novospesquisadores.2023@gmail.com, e no corpo do e-mail, informe seu nome completo, escola em que estuda e turma. Será enviado um e-mail para o candidato com o edital e as fichas que devem ser preenchidas com o professor orientador.

Local para inscrição presencial:
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação: Rua Eugênia Modesto da Silva, 276, Parque Eldorado, Maricá. Ponto de Referência: Em frente ao Banco Mumbuca.
Toda a listagem dos documentos necessários para a inscrição e o cronograma do Prêmio, estão disponíveis no Edital n.º 001 de 6 de julho de 2023 e no JOM 1472.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais