Intolerância aumenta nos dois lados: militantes de Direita são agredidos e expulsos da UFF

Militantes de direita são agredidos e expulsos da UFF em Niterói
Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

Na última quinta-feira (15/05), na Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói, militantes ligados ao movimento União Direita Nacional e aos partidos PL e Novo enfrentaram agressões enquanto distribuíam panfletos. Os panfletos proclamavam “Na UFF a direita se cria sim”. Durante o incidente, que foi capturado em vídeos e publicado nas redes sociais, outros frequentadores do campus cercaram e expulsaram os militantes.

Os militantes afirmaram que o confronto não incluiu nenhum diálogo ou debate, apenas “ódio, agressividade e expulsão”, e negaram qualquer ato de agressão de sua parte. Em contraste, o Conselho Universitário da UFF expressou uma moção de repúdio, acusando os grupos de tentar deslegitimar a universidade com discursos antidemocráticos e pressões para a privatização.

A UFF oficialmente condenou a violência e criticou os militantes por tentarem politizar e provocar conflitos no espaço acadêmico, mencionando que tais incidentes também ocorreram em outras instituições como USP, Unicamp e UnB. A universidade reforçou sua posição contra qualquer forma de violência ou discriminação, incluindo racismo, homofobia e violências de gênero.

Adicionalmente, a administração da UFF aconselhou os estudantes a procurarem a segurança universitária em qualquer ameaça e, em caso de agressão física, a registrarem ocorrência em delegacia. Anunciou também que as rondas de vigilância nos campi serão reforçadas.

A notícia foi reportada pela Folha de São Paulo.

Foto: Reprodução/Internet

 

Leia Mais