Veículos são enviados pelo governo federal para serem entregues aos municípios
O municípios de Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito foram contemplados com novas ambulâncias para compor a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e reforçar a prestação do serviço de Saúde nas cidades. As entregas foram feitas pelo secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, aos prefeitos, em solenidade no centro de Itaboraí.
As ambulâncias são equipadas com maca retrátil, cilindro de oxigênio e prancha. Além de serem apropriadas para remoção em UTI Móvel, podendo ainda ser utilizadas tanto como unidades básicas de Saúde, tripuladas por enfermeiros, quanto por unidades avançadas, tripuladas por médicos.
SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), do governo federal, tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.
O Ministério da Saúde vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamental. Tal Política prioriza os princípios do SUS, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organização da atenção, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na alocação de recursos e a integralidade na atenção prestada.
O serviço presta atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. Pode ser acionado discando 192 em qualquer aparelho telefônico, é gratuito e funciona 24 horas. É acionado por uma Central de Regulação das Urgências.