Pioneiro na fusão do Funk Carioca com o Jazz, trombonista, cantor e compositor se apresenta na sexta-feira, dia 13 de setembro, às 20h
O trombonista, cantor e compositor Josiel Konrad desfila seu Jazz com pitada de Funk Carioca no palco do Dolores Club, na Lapa, no dia 13 de setembro, sexta-feira, às 20h. O show marca o lançamento do vinil de seu terceiro álbum autoral, “Boca no Trombone”, feito em colaboração com os selos Made in Quebrada Discos, Vinil SP, Romaria Discos e Rio Records. O disco, além de transitar pelo Blues, Bossa Nova e R&B, mescla música popular e Funk Carioca com Jazz Contemporâneo, promovendo a ideia de que o Jazz vem do gueto.
Konrad tocou em festivais como Jazz a La Calle (Uruguai), e espaços como CCSP (SP), Circo Voador (RJ), Ronnie Scott’s Jazz Club (Inglaterra), ClubPassing Clouds (Inglaterra), Florence Latin Jazz (Inglaterra), Sesi In Jazz Festival, Jazz no Castelo (BA), Jazz Day (RS), Santa Cruz do Sul Jazz Festival (RS), Rio Scenarium (RJ), Teatro Nova Iguaçu (RJ) e LX Factory (Portugal).
Neste show, apresenta repertório do disco, cujas faixas evocam as emoções e as sensações da vida periférica, expressando a luta pela igualdade, a alegria, o sofrimento, e a força da periferia, além de celebrar a diversidade cultural e musical brasileira. As participações especiais ficam por conta da cantora Tamy e dos músicos Shanso Araújo e Tunico.
Resistência e “Boca no Trombone”
Terceiro álbum da sua carreira, “Boca no Trombone” é 100% autoral, cantado e instrumental, e traz o encontro da realidade e linguagem periférica com o jazz, em uma abordagem musical contemporânea brasileira, resgatando o jazz em sua essência improvisada para a periferia, onde ele nasceu, e que, se observado de perto, se alinha muito à vida periférica, em que o improviso é o ponto de equivalência, onde se vive intensamente em meio às contradições da cidade grande. É nesse ambiente que o jazz encontra sua maior inspiração.
– O acesso ao Jazz, que nasceu na periferia, foi cada vez mais sendo apropriado pela alta classe da sociedade, se afastando de suas origens. O álbum me inspira a sonhar e a lutar por um mundo mais justo e igualitário, que aproxima as pessoas. Por isso, quero levar o Jazz de volta para a periferia – concluiu Konrad.
O álbum/show pauta a realidade da periferia em mais estilos musicais, evocando as emoções e as sensações da vida periférica com um universo de cores em sons e culturas, expressando a luta pela igualdade, a alegria, o sofrimento e a força da periferia, além de celebrar a diversidade cultural e musical brasileira.
– O meu novo álbum é a uma das formas mais singulares que encontrei de me expressar, posicionar e exteriorizar, propondo uma nova experiência, na qual toda forma de sentimentos e ideias musicais, às vezes reprimidas em nossas mentes, passam a fazer parte de um enigma a ser explorado musicalmente, filosoficamente e fisicamente – analisa o artista.
Cria da Baixada Fluminense para o mundo
Natural de Austin, em Nova Iguaçu, Konrad iniciou sua carreira solo em 2015. Desde então, já lançou os discos autorais “Timeline”, “Mais Amor”, e o EP “Quando Menino”. Além disso, já se apresentou em palcos importantes no Brasil e no exterior, como o Circo Voador e o Ronnie Scott’s Jazz Club, em Londres. A primeira faceta do seu trabalho surgiu com o Gafieira Jazz, que fazia uma ponte bem suingada entre os mundos dos dois gêneros, unindo Chico Buarque, John Coltrane, Cartola e Miles Davis.
Em seu primeiro trabalho de estúdio, “Timeline”, ele faz uma reflexão sobre a sua própria jornada musical e de amadurecimento. Já no segundo, “Mais Amor”, retrata sete diferentes tipos de sentimento: Eros, Mania, Philia, Ludus, Ágape, Pragma e Philautia. Esse mergulho pessoal inspirou Josiel a explorar novos caminhos sonoros e estéticos, que resultou no EP “Quando Menino”, em voz e violão com suas primeiras composições cantadas, abraçando de vez a sua brasilidade.
Ficha técnica do show:
Voz e trombone: Josiel Konrad
Piano: Natan Gomes
Bateria: Elberton Paixão
Baixo: Giordano Gasperin
Sax Tenor: Vinicius Chagas
Participações especiais: Tamy, Shanso Araújo e Tunico
Figurino: Raphaela Brito
Produção: Daiane Brasil e Alexandre Matos
Ficha técnica do vinil Boca no Trombone:
Lançamento do vinil por colaboração dos selos: Made in Quebrada Discos, Vinil SP, Romaria Discos e Rio Records
Masterização para vinil: Gustavo Vazquez no RockLab em Goiânia
Design gráfico do vinil: Gabriel Reginatto na Made in Quebrada Discos
Produção executiva: Edvaldo Mariano
Vinil 140gramas, com encarte. Prensado na Polysom em julho 2024
Disponível em sites e lojas
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
Serviço:
Local: Dolores Club – Rua do Lavradio, 10, Lapa, Rio de Janeiro – RJ
Quando: dia 13 de setembro, sexta-feira, às 20h (abertura da casa às 19h)
Entrada: R$ 60 (na hora) e R$ 40 (antecipado pelo site https://bileto.sympla.com.br/event/95800/d/265196/s/1812657)
Local com acessibilidade
Classificação indicativa: livre