A Secretaria de Saúde de São Gonçalo iniciou uma nova abordagem para aumentar a conscientização sobre a importância da vacinação, com foco especial no combate ao sarampo. A partir desta terça-feira (1º), equipes da Coordenação de Imunização começaram a visitar as unidades de saúde, incluindo os Prontos Socorros Central e Infantil, além do Hospital Luiz Palmier.
O programa ‘extramuros’ visa ampliar o acesso à vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, e assim prevenir o retorno dessas doenças. A vacina é administrada em duas doses para adultos até os 29 anos e em uma dose para aqueles entre 30 e 59 anos. Todos os profissionais de saúde são orientados a receber duas doses, independentemente da idade, com um intervalo de pelo menos 30 dias entre elas.
Além disso, a campanha será estendida a outros locais públicos e privados, como shoppings e supermercados nos próximos meses. Ingrid Perni, coordenadora de Imunização, enfatizou a importância de iniciar a vacinação pelas unidades de saúde e depois expandir para outras áreas.
Para as crianças, a vacina Tríplice Viral deve ser aplicada aos 12 meses, e aquelas com mais de sete anos podem começar ou completar o esquema vacinal com duas doses, conforme necessário. A revisão da caderneta de vacinação pode ser realizada em qualquer um dos 60 postos de vacinação disponíveis pela cidade, que funcionam principalmente de segunda a sexta, das 8h às 17h, com horários estendidos em algumas clínicas.
A subsecretária de Saúde Coletiva, Thainá Fratane, alertou sobre a queda nos índices de vacinação, destacando a meta de atingir 95% de cobertura para cada vacina. Ela reforçou a segurança das vacinas e a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada para proteger a saúde de todos.
Foto: Divulgação/PMSG