Foto: Reprodução
Na noite de segunda-feira (9/12), o renomado ator, produtor e empresário teatral Orlando Miranda, aos 91 anos, faleceu. A triste notícia foi confirmada pela Associação dos Produtores de Teatro (APTR) e pela Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT) em suas redes sociais. A causa da morte, como informou a família, foi pneumonia.
Orlando Miranda, com uma carreira impressionante de mais de 65 anos, deixou um legado significativo na cultura teatral do Brasil. Ele se formou na Escola de Teatro Martins Pena em 1959 e, em 1963, fundou o Teatro Princesa Isabel em Copacabana, Rio de Janeiro, junto com Pernacuco de Oliveira e Pedro Veiga.
O velório de Orlando será no Memorial do Carmo, no Caju, na capela 1, na próxima quarta-feira (11), a partir das 10h, e, subsequentemente, seu corpo será cremado após a despedida de seus familiares e amigos.
Isabel Miranda, sua filha, em uma entrevista ao jornal O Dia, esclareceu que seu pai faleceu devido a uma pneumonia. Apesar dos cuidados intensivos em casa, Orlando não sobreviveu à doença. “Ele partiu dormindo, na paz de Cristo, muito sereno”, disse Isabel. Ela também mencionou que montou um mini hospital em casa, garantindo que seu pai estivesse cercado de amor, paz e serenidade.
Isabel também destacou a importância histórica de seu pai: “Orlando foi um divisor de águas na cultura brasileira, fornecendo sustentação às artes cênicas durante a Ditadura Militar. Ele negociava com os militares para proteger a comunidade artística”, afirmou.
A SBAT e a APTR expressaram suas condolências e reconheceram o impacto de Orlando Miranda. A nota da SBAT agradeceu ao produtor por sua sabedoria, generosidade e coragem, destacando seu papel como mediador e protetor da liberdade artística durante períodos de repressão. A APTR, por sua vez, prestou homenagem ao legado de Miranda e expressou solidariedade à sua família e amigos.
Orlando Miranda será sempre lembrado como uma referência vital para a comunidade artística e sua história continuará viva nos palcos e na memória de todos que foram tocados por sua presença e dedicação ao teatro brasileiro.