Maricá aumenta nota em indicador que avalia educação

Facebook
Twitter
WhatsApp

Resultado divulgado pelo Inep é referente à 2023 e é avaliado a cada dois anos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última quarta-feira (14/08), o resultado para o ano de 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Maricá obteve nota 5,7 no segmento inicial, o maior resultado desde 2005 – o Ideb é divulgado a cada dois anos, sempre em anos ímpares.

O cálculo do Ideb é feito pela composição das taxas de rendimento escolar obtidas no Censo Escolar (taxas de aprovação ou fluxo escolar) com as médias de desempenho (proficiência) em Língua Portuguesa e Matemática apuradas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A nota é utilizada para avaliar a qualidade da oferta educacional nos anos finais do ensino fundamental I, do ensino fundamental II e do ensino médio.

Nas últimas edições, avançou de 5,4, em 2019, para 5,6, em 2021. A cidade ficou a apenas um ponto da média nacional nos anos iniciais e superou a mesma média nos anos finais. Na região Leste Fluminense, Maricá obteve ficou à frente de cidades vizinhas, como Itaboraí, Niterói e São Gonçalo.

“O avanço que tivemos do resultado do Ideb mostra que o nosso planejamento traçado está seguindo o caminho certo. Nos últimos anos tivemos avanços sólidos e estamos conseguindo manter a qualidade do serviço apesar do exponencial crescimento no número de alunos todos os anos”, avaliou o secretário de Educação Márcio Jardim.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar a qualidade da oferta educacional nos anos finais do ensino fundamental I, do ensino fundamental II e do ensino médio.

O Ideb desponta como o principal parâmetro para orientar as políticas públicas educacionais brasileiras, é calculado a cada dois anos e abrange informações censitárias sobre escolas públicas das redes municipal, estadual e federal, além de uma amostra de escolas privadas.

O cálculo do Ideb é feito pela composição das taxas de rendimento escolar obtidas no Censo Escolar (taxas de aprovação ou fluxo escolar) com as médias de desempenho (proficiência) em Língua Portuguesa e Matemática apuradas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Por depender de dois fatores, um resultado positivo do Ideb pode ser altamente influenciado por apenas um de seus parâmetros.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais