As aguardadas obras do Centro Materno Infantil, anunciadas no final de 2022 e reiteradas pelo prefeito Fabiano Horta em maio deste ano durante uma cerimônia no Hospital Municipal Che Guevara, ainda não foram iniciadas. De acordo com informações da Secretaria de Saúde ao ‘Maricá Info’, a abertura da unidade, situada nas instalações da antiga CMM (Clínica Médica Maricá), será feita em duas etapas, considerando que se trata de duas unidades de saúde distintas.
A secretária de Saúde explicou que, em uma primeira etapa, será disponibilizado atendimento ambulatorial, no qual as crianças serão atendidas mediante agendamento prévio pela central de regulação. Quanto à unidade localizada na antiga CMM, que funcionará como um hospital independente (maternidade), ainda não há uma data precisa para o início das obras, apesar de o edifício já estar pronto.
O prefeito Fabiano Horta anunciou que a empresa SOMAR ficará responsável pela reforma e readequação do edifício, enquanto o restante será de responsabilidade de uma empresa contratada. Técnicos da SOMAR já vistoriaram o local para avaliar a estrutura e determinar as intervenções necessárias. O prefeito assegurou com determinação que a obra será concluída durante sua gestão.
O notável crescimento populacional dos últimos anos gerou uma considerável demanda por serviços de saúde e outros serviços em Maricá. A população saltou de 127 mil para 197 mil habitantes, conforme dados do IBGE, podendo até dobrar nos fins de semana e feriados prolongados, quando a população flutuante de Maricá aumenta significativamente.