Foto: Divulgação
No último sábado (26/10), a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, engajou oito Unidades de Saúde da Família (USF) no Dia “D” do Outubro Rosa. O evento visou mobilizar a comunidade para intensificar a conscientização sobre a saúde feminina. As atividades ocorreram nas USF de Barra, Barroco, Central, Espraiado, Mumbuca, São José II, Marinelândia (Cordeirinho) e Bairro da Amizade, focando nas mulheres cadastradas nessas unidades.
A programação incluiu rodas de conversa sobre saúde feminina, salas de espera temáticas, coleta de exames citopatológicos do colo do útero, além de orientações preventivas e estímulo ao autocuidado. Bianca Soares, gerente da USF Central, destacou a riqueza do evento. “Hoje, além da coleta de exames preventivos, trouxemos o Procon Mulher para discutir educação financeira e a Casa da Mulher e o patrulhamento Maria da Penha para abordar a violência contra mulheres e a importância da detecção precoce,” explicou Soares.
Além disso, para marcar ainda mais o mês do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde e a Fundação Estatal de Saúde (Femar) aumentaram em 300% o número de mamografias disponíveis, totalizando mais de 1.400 exames mensais. Os exames são realizados tanto nos prestadores conveniados quanto no mamógrafo do Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT), com agendamentos geridos pela Central de Regulação do SUS, baseados em critérios de classificação de risco.