Maricá, registra avanços significativos na oferta de exames de endoscopia e colonoscopia à população.

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, registra avanços significativos na oferta de exames de endoscopia e colonoscopia à população. Desde agosto de 2023, com a introdução desses procedimentos no Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, a média mensal de endoscopias cresceu mais de 296%, passando de 80 para 317. As colonoscopias também tiveram um aumento expressivo, elevando-se de 36 para cerca de 137, representando um acréscimo de aproximadamente 280%. Atualmente, os exames são disponibilizados nos hospitais municipais Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, e Conde Modesto Leal, no Centro. Agendados pela Central de Regulação do município após encaminhamento médico, os exames seguem critérios de classificação de risco do SUS, priorizando casos mais graves e urgentes. No ano de 2023, foram agendadas 2.151 endoscopias, sendo 1.669 no segundo semestre, um aumento de 246% comparado aos primeiros seis meses. As colonoscopias marcadas totalizaram 944 durante o ano, com 728 entre julho e dezembro, representando um acréscimo de 237%. Com a ampliação na oferta, houve uma redução significativa nas filas de espera, com 76% a menos para endoscopias e 46% para colonoscopias. A superintendente do Complexo Regulador do município, Luana Rodrigues, destaca o sucesso da estratégia de intensificação dos exames. "Após análise das filas de espera, ampliamos a oferta de exames, saindo de 36 para uma média de 137 colonoscopias e de 80 para cerca de 317 endoscopias. Reduzimos a espera dos munícipes, atendendo às demandas da população, o que é fundamental para o cuidado qualificado", ressalta.
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, registra avanços significativos na oferta de exames de endoscopia e colonoscopia à população. Desde agosto de 2023, com a introdução desses procedimentos no Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, a média mensal de endoscopias cresceu mais de 296%, passando de 80 para 317. As colonoscopias também tiveram um aumento expressivo, elevando-se de 36 para cerca de 137, representando um acréscimo de aproximadamente 280%.

Atualmente, os exames são disponibilizados nos hospitais municipais Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, e Conde Modesto Leal, no Centro. Agendados pela Central de Regulação do município após encaminhamento médico, os exames seguem critérios de classificação de risco do SUS, priorizando casos mais graves e urgentes.

No ano de 2023, foram agendadas 2.151 endoscopias, sendo 1.669 no segundo semestre, um aumento de 246% comparado aos primeiros seis meses. As colonoscopias marcadas totalizaram 944 durante o ano, com 728 entre julho e dezembro, representando um acréscimo de 237%.

Com a ampliação na oferta, houve uma redução significativa nas filas de espera, com 76% a menos para endoscopias e 46% para colonoscopias. A superintendente do Complexo Regulador do município, Luana Rodrigues, destaca o sucesso da estratégia de intensificação dos exames.

“Após análise das filas de espera, ampliamos a oferta de exames, saindo de 36 para uma média de 137 colonoscopias e de 80 para cerca de 317 endoscopias. Reduzimos a espera dos munícipes, atendendo às demandas da população, o que é fundamental para o cuidado qualificado”, ressalta.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais