Maricá se prepara para as Eleições do Conselho Tutelar, que estão agendadas para o dia 1º de outubro.

Maricá se prepara para as Eleições do Conselho Tutelar, que estão agendadas para o dia 1º de outubro.
Facebook
Twitter
WhatsApp

A campanha eleitoral dos 36 candidatos ocorrerá de 1º a 30 de setembro no município. Na última quarta-feira (30/08), os candidatos participaram de um curso na Escola de Governo de Maricá (Emar), onde receberam informações detalhadas sobre as regras da campanha. A capacitação foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Maricá (CMDCA).

O curso foi ministrado por Jorge Paes, professor universitário com doutorado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). As aulas abordaram o perfil das candidaturas e o sistema de garantia de direitos para crianças e adolescentes. Na votação, cinco vagas estarão em disputa para as duas áreas do conselho, sendo que a primeira abrange o primeiro e segundo distritos (Centro e Ponta Negra), e a segunda compreende o terceiro e quarto distritos (Inoã e Itaipuaçu). O processo de escolha dos futuros conselheiros tutelares ocorre a cada quatro anos em nível nacional.

Sylvia Cantuária, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, explicou que o curso esclareceu as regras da campanha eleitoral para os candidatos, destacando o que é permitido e proibido durante esse período.

Qualquer pessoa em dia com suas obrigações eleitorais pode votar no dia da eleição (01/10), bastando apresentar o título de eleitor e um documento com foto. A votação ocorrerá das 8h às 17h. No entanto, no dia da eleição, é proibido fazer campanha ou conduzir eleitores em veículos, tanto particulares quanto públicos. O edital para o processo de escolha dos conselheiros tutelares foi publicado no Jornal Oficial de Maricá (edição nº 1.491) em 23/08.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais