O ano de 2024 reserva mudanças importantes para o trânsito de Maricá, no Rio de Janeiro. Com o intuito de aprimorar a fluidez no Centro da cidade, a Secretaria de Trânsito elaborou um plano para reorganizar os sentidos das vias nos próximos meses, começando as intervenções já em 02 de janeiro.
O foco inicial será o entorno da Praça Conselheiro Macedo Soares, conhecida como Praça do Turismo. O projeto, dividido em fases e com previsão de conclusão em oito meses, busca implementar gradativamente um novo modelo de trânsito. Ações noturnas serão realizadas para minimizar impactos, abrangendo desde a remoção da rotatória de acesso ao bairro Mumbuca até alterações de sentido em vias importantes. Eixos binários serão estabelecidos para otimizar o fluxo nas ruas Domício da Gama, Barão de Inoã, Avenida Nossa Senhora do Amparo e Vereador Francisco Sabino da Costa.
O prefeito Fabiano Horta destacou que o projeto foi desenvolvido com base em modelos matemáticos, utilizando contagem e software para garantir a fluidez do trânsito.
“Encontramos as melhores soluções, e essa rotatória [da Mumbuca], que hoje gera uma grande zona de conflito, será completamente semaforizada, com novos sentidos”, afirmou o prefeito, pedindo compreensão da população durante o período de intervenções.
“Peço muito a compreensão de todos. Maricá tem crescido, o trânsito está cada vez mais caótico, mas ao longo deste ano, trabalhamos muito para construir uma solução definitiva para o Centro da cidade, promovendo fluidez e diálogo entre bicicletas, pedestres e automóveis. Vamos iniciar esse plano agora, em 2 de janeiro”, ressaltou Horta.