MICA premia curtas vencedores em grande noite de encerramento no Cine Henfil

Facebook
Twitter
WhatsApp

Menina Semente, Tataco e Anjos Cingidos foram escolhidos pelo júri técnico e, no júri popular, Tataco também foi o vencedor

O encerramento da Mostra de Inovação Cultural e Artística de Maricá (MICA), no domingo (27/08), foi de muita emoção e marcado pela premiação de três  curtas-metragens vencedores. O evento é uma realização da Incubadora de Inovação Social em Cultura, um projeto da Prefeitura de Maricá, desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Brasil Social (IBS).

Dos 15 curtas, foram escolhidos pelo júri técnico três obras, que levaram o Prêmio MICA: 3° lugar – “Menina Semente”, de Túlio Beat, de Pernambuco; 2° lugar – “Tataco”, de Igor Mattos, de Maricá; 1° lugar – “Anjos Cingidos”, de Laercio Ferreira Filho e Maria Tereza Azevedo, da Paraíba. Os curtas são produções independentes enviados por diretores de todo o Brasil.

“Estar recebendo esse prêmio hoje com um documentário sobre a minha avó, que era uma pessoa tão popular, para mim é muito marcante”, disse Igor Mattos, produtor da obra que levou o Prêmio MICA, no segundo lugar pelo júri técnico. A obra também foi escolhida pelo júri popular, que chegou à marca de 304 votantes ao longo dos dois dias de exibição.

Para o diretor de Inovação e Científica do ICTIM, Cláudio Gimenez, a MICA marca a consolidação da Incubadora de Inovação Social em Cultura e já deixa expectativa para a próxima edição.

“Os grandes eventos e projetos são aqueles que chegam até a população. A MICA disse a que veio e agora as pessoas só querem saber quando será a próxima. Esse gostinho de quero mais é o que determina efetivamente o sucesso do evento”, disse Gimenez na cerimônia, representando o presidente da autarquia, Carlos Senna.

Prêmio Tatiartes

Em reconhecimento aos principais cidadãos maricaenses de expressividade no cenário cultural e artístico, a MICA instituiu o Prêmio Tatiartes. Na cerimônia de encerramento, o homenageado foi o artista plástico Di Branco, pois sua  trajetória artística simboliza a paixão pelo ofício, pelas paisagens maricaenses e a história.

O nome dado à categoria e ao troféu é um tributo à memória da artista plástica Tatiana Castelo Branco, que encantou a muitos com sua arte. Também presente na solenidade, o secretário municipal de Cultura, Leandro Dasilva, comentou sobre o quanto se sentiu honrado por fazer parte desse momento.

“Já tem nove anos que estou na cidade e a Secretaria está de portas abertas para todos os artistas, para toda a cidade. Estou muito feliz de participar desse momento, comemorando com vocês o sucesso da MICA”, ressaltou o secretário.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais de Economia Solidária, Andréa Cunha; e de Educação, Marcio Jardim; e a gerente-geral da Incubadora de Inovação Social em Cultura, Mariana Figueiredo.

Rodadas de Pitching e atividade do Bloco Afro Ilê Aiyê

Antes do encerramento, a programação contou com rodadas de pitching. Sob mediação de Antonio Molina e Mariana Neder, professores de Roteiro e Produção da Incubadora de Inovação Social em Cultura, a agenda trouxe ao centro do debate a importância do pitching para apresentação de um projeto de audiovisual.

“É importante aprender a contar história para que seu projeto tenha musculatura”, ressaltou Molina.

Na sequência, a programação apresentou o Encontro Comunidade de Reis & Rainhas – “Ojá Obá, Ojá Yabá”, realizado pelo Bloco Ilê Aiyê. Na ocasião, os representantes Edmilson das Neves e Daiana Ribeiro  trouxeram reflexões sobre ancestralidade e tradições culturais africanas. Por fim, uma linda apresentação do Ilê Aiyê animou a todos presentes.

“Besouro Azul” foi exibido também no domingo

O longa-metragem “Besouro Azul” foi exibido, mais uma vez no domingo, após a grande procura do dia anterior. A exibição, que fez parte da Mostra Universos Brilhantes, deu direito a refrigerante e pipoquinha para a plateia.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais