Mobilização nacional para vacinação em escolas públicas começa nesta segunda (14/04)

Vacinação nas escolas começa nesta segunda-feira
Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

Escolas públicas de todo o Brasil começam nesta segunda-feira (14) uma grande mobilização para atualizar as cadernetas de vacinação dos estudantes. A iniciativa é parte do Programa Saúde na Escola, resultado da colaboração entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, visando expandir a vacinação entre crianças e adolescentes.

Participam da campanha 5.544 municípios, abrangendo aproximadamente 27,8 milhões de alunos de 109,8 mil escolas, o que representa 80% das escolas públicas do país. O Ministério da Saúde destacou que esta é a maior participação desde a criação do programa em 2007.

O objetivo é imunizar, até o dia 25, ao menos 90% dos alunos com menos de 15 anos. As vacinas aplicadas incluem a da febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY e HPV.

Profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) estão envolvidos na campanha, aplicando vacinas nas escolas ou encaminhando os alunos para unidades básicas de saúde (UBS), sempre com autorização dos responsáveis, conforme relatado pelo ministério.

Além disso, será feita uma verificação das cadernetas de vacinação para informar pais e responsáveis sobre a importância da atualização.

Estratégia de vacinação escolar

O ministério também anunciou que, a partir deste ano, a vacinação realizada nas escolas será considerada uma estratégia específica de imunização, o que requer que todas as doses sejam registradas sob a categoria “Vacinação Escolar”. Esse registro padronizado permitirá um acompanhamento mais detalhado do impacto da campanha.

Dentre as escolas envolvidas, 53,6 mil têm a maioria de seus alunos beneficiários do programa Bolsa Família. Além disso, 2.220 escolas estão localizadas em territórios quilombolas e 1.782 em áreas indígenas.

Foto: Reprodução/Internet

Leia Mais