Morre a Jornalista Glória Maria

Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

A jornalista Glória Maria, ícone da televisão brasileira, morreu nesta quinta-feira (2) no Rio de Janeiro. Aos 73 anos. A causa da morte não foi informada….

Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão. O tratamento com imunoterapia teve sucesso. Depois, ela sofreu metástase no cérebro, que também pôde, inicialmente, ser tratada com êxito por meio de cirurgia, mas os novos tratamentos não avançaram.

“Em meados do ano passado, Glória Maria começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias, e Glória morreu esta manhã, no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio”, afirma o comunicado.

Glória Maria foi uma ícone da TV brasileira. Ela foi pioneira em inúmeras ocasiões, sendo a primeira a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional, mostrando mais de 100 países em suas reportagens e protagonizando momentos históricos.

Vida e Carreira

A carreira de Glória Maria Matta da Silva começou ainda na juventude. Nascida no Rio de Janeiro, filha de alfaiate e dona de casa, ela sempre se destacou nos estudos, aprendendo inglês, francês e latim, e vencendo todos os concursos de redação da escola.

Mesmo com a faculdade de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), Glória também trabalhava como telefonista da Embratel. Em 1970, ela foi convidada por uma amiga para ser radioescuta da Globo do Rio. Na época, ela descobria o que acontecia na cidade ouvindo as frequências de rádio da polícia e ligando para batalhões e delegacias.

Glória foi uma das pioneiras na profissão de jornalista. Ela foi apresentadora do Jornal Nacional, do Fantástico, do Globo Repórter e da Globo News. Ela também foi correspondente internacional, cobrindo guerras e conflitos na África, no Oriente Médio e na América Latina. Glória também foi premiada com o Prêmio Jovem Jornalista e o Prêmio Vladimir Herzog, além de ter recebido o título de Cidadã Carioca.

Leia Mais