Quando o assunto é meio ambiente, o grande desafio das cidades é crescer e manter sua originalidade natural. Respeito e planejamento são palavras chaves nesse sentido. Um lugar que tem chamado a atenção pelo trato é Maricá, na entrada da Região dos Lagos. Apesar de ter uma orla extensa, de mar e lagoa, uma grande revitalização vem transformando todos esses espaços.
Depois de revitalizar as orlas da Amendoeira, de Itaipuaçu e do Parque Nanci, a Somar (Serviços de Obras de Maricá) vem trabalhando diariamente na Orla do Marine, localizada na Avenida Moacyr Correa, entre as ruas Macuripe e Maracá, no bairro de São José do Imbassaí. A área de lazer de aproximadamente 100 mil metros quadrados será a maior orla já revitalizada no município.
A integração entre a população e a natureza deveria ser o ponto central nas intervenções urbanas. Mais do que revitalizar, é preciso criar uma relação de sustentabilidade com o local, tornar um espaço onde todos têm o sentimento de cuidar, porque também é seu.
O projeto da Orla do Marine prevê um aviário público, uma horta comunitária, dois decks, quadras de vôlei de areia, área grande de convivência e campo de futebol. O local também vai ganhar um skate parque e um pumptrack – uma pista de bicicleta radical com curvas inclinadas e recursos projetados para o piloto gerar impulso por movimentos do corpo para cima e para baixo, em vez de pedalar ou empurrar.
Quadra poliesportiva, aparelhos de academia para a terceira idade, parque para as crianças, estacionamento e o plantio de 480 espécies nativas e 97 palmeiras vão compor o espaço.
“Maricá é uma cidade acolhedora, estamos preparados para receber com carinho todos que queiram nos visitar. São Gonçalo é nossa irmã, esse espaço também é de vocês”, afirma Renato Machado, presidente da Somar.