Neste sábado (22), CCBB Educativo promove encontro com educadores sobre exposição Luiz Zerbini- Paisagens Ruminadas

Facebook
Twitter
WhatsApp

A programação da segunda quinzena de junho organizada pelo CCBB Educativo – Lugares de Culturas, inclui uma série de novas atividades destinadas a públicos de diferentes idades, dos adultos às crianças, nesta segunda quinzena. Entre elas, o início das atividades relacionadas à exposição Luiz Zerbini- Paisagens Ruminadas, como as Visitas Mediadas no dia 26; o Encontro com Educadores, com o artista Luiz Zerbini e Clarissa Diniz, curadora da exposição, no dia 22; e um Bistrô de gravuras, onde será possível reproduzir imagens. Além dessas, outra novidade é um laboratório para fazer dinheiro, na atividade Casa da Moeda.  Todas as atrações são gratuitas e acontecem no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro na Rua Primeiro de Março 66.
O CCBB Educativo – Lugares de Culturas é um projeto patrocinado pelo Banco do Brasil.

O artista Luiz Zerbini e a curadora Clarissa Diniz são os convidados para o Encontro com Educadores, que ocorrerá no sábado, dia 22, às 10 horas, baseado na exposição Luiz Zerbini – Paisagens Ruminadas. Em pauta estará a exposição que é o primeiro grande panorama de quase 50 anos de carreira de Zerbini, com apresentação de trabalhos inéditos e grande variedade de materiais e suportes usados em uma trajetória que aponta para temas como ecologia e ancestralidade, urgentes dos tempos atuais. O Encontro é uma atividade destinada aos educadores de instituições, ONGs e outros projetos. No evento, serão sorteadas viagens de ônibus para alunos de escolas públicas (municipais, estaduais e federais), localizadas na região metropolitana do Rio de Janeiro. O evento acontecerá no Cinema 1, no térreo do CCBB Rio.
A estreia das Visitas Mediadas à exposição Luiz Zerbini – Paisagens Ruminadas se soma às já iniciadas à exposição “Luz Æterna – Ensaio sobre o Sol”. Realizadas pelo CCBB Educativo – Lugares de Culturas, conta com arte-educadores que acompanham o público, agendado ou não, pela galeria. Por meio de conversas, propõem reflexões que promovem novas percepções sobre os acervos expostos. Durante essas visitas, os educadores estimulam o diálogo com os visitantes, com a escolha de um percurso que leva em consideração os temas abordados nas exposições e o público.

A exposição Luiz Zerbini – Paisagens Ruminadas apresenta um panorama da atuação do artista nas últimas décadas, em um conjunto de trabalhos que fazem uso de uma variedade de materiais e suportes. Sua obras apontam para temas como ecologia e ancestralidade. Numa reflexão sobre seu processo de criação, Luiz Zerbini afirma que “viver é ruminar paisagens”.

As visitas mediadas à Luz Aeterna ocorrerão às segundas e quintas às 11h; às quartas e sextas, às 18h; sábados, às10h e domingos, às 18h.
As visitas mediadas à exposição Luiz Zerbini – Paisagens Ruminadas acontecerão a partir do dia 26, às segundas e quintas às 16h e 18h; às quartas e sextas, às 11h e 16h; nos sábados, às 18h e domingos, às 10h.

Os ingressos para as Visitas Mediadas podem ser retirados no site do CCBB, na aba do CCBB Educativo, onde é possível selecionar a exposição que deseja visitar com a mediação dos arte-educadores. Os ingressos podem ser obtidos também na bilheteria física do CCBB Rio.

Também inspirados pelas obras de Zerbini, o CCBB Educativo – Lugares de Culturas criou a atividade Bistrô de Gravura, que conta com um ateliê de gravura montado no térreo do CCBB Rio. A ideia é desafiar a criativadade e, para tanto, estão disponíveis rolos de massas e outros utensílios de cozinha, que serão usados para reproduzir imagens com impressões.
Acontecerá no térreo. Nas segundas, quartas e quintas das 11h às 18h. Nas sextas, das 11h às 13h e das 15h às 18h. Classificação: Livre
Fazer dinheiro é o sonho de muita gente. E o CCBB Educativo – Lugares de Culturas vai ajudar aos que têm esse desejo com o “Laboratório Casa da Moeda”. Uma atividade na qual cada um poderá imaginar diferentes formatos e desenhos para as suas cédulas. Para a criação das cédulas estarão disponíveis carimbos e desenhos.
Acontecerá no Ateliê Aberto – Sala do Programa Educativo – 1º andar. Nos sábados e feriados, às 12h e nos domingos, às 11h e 16h. Para pessoas a partir de partir 5 anos de idade.

Outra atividade para estimular a criatividade é a Nossas Cores, nova atividade do Pequeníssimas Mãos. Nessa o foco são as crianças a partir de dois anos e seus pais, que são convidados a participarem de uma vivência cheia de cores. Partindo da leitura de uma história, o público é convidado a experimentar um espaço elaborado pelo CCBB Educativo Lugares de Culturas e descobrir os efeitos da luz em objetos coloridos. Afinal, alguém sabe quantas cores tem no mundo?
Acontece no Ateliê Aberto – Sala do Programa Educativo – 1º andar. Aos domingos às 14h, com duração de 25 minutos. Para crianças entre 2 e 3 anos de idade e seus responsáveis.

No laboratório de Artes “Luz e Sombra” os visitantes são convidados a criarem suas próprias imagens a partir da sombra. O público é envolvido por uma coreografia de luz e sombra, que revela e oculta detalhes, criando uma atmosfera de mistério e contemplação. Nesse ambiente os espectadores são convidados a refletirem sobre suas relações com a luz e a escuridão. A atividade, inspirada na exposição “Luz Æterna”, é indicada para maiores de 7 anos de idade, acontece aos sábados às 16h, e aos domingos às 12h, na sala do Programa Educativo, no 1 º andar do CCBB RJ.

Pequenos exploradores – Crianças de 3 a 6 anos de idade e seus acompanhantes são convidados a conhecerem o prédio e a história do CCBB de um modo diferente. Uma viagem que começa no quinto andar do prédio do CCBB Rio. Lá os participantes buscam na biblioteca uma importante pista que permite acessarem orientações para outras etapas sucessivas, envolvendo bilhetes, baús e mapas, numa verdadeira caça aos segredos da história. A atividde Pequenos Exploradores é uma forma de estimular a curiosidade e levar os participantes a descobrirem um pouco mais sobre a história do Banco do Brasil. Começa no Biblioteca, no 5º andar; nos sábados e feriados, às 11h.

Já a atividade Livro Vivo é um convite à leitura compartilhada, que é um dos primeiros passos na formação de leitores. Educadores realizam a leitura em voz alta de livros afinados com os conteúdos das exposições em cartaz e ao patrimônio histórico e artístico do CCBB. A atividade voltada para crianças e suas famílias acontece no Ateliê Aberto – Sala do Programa Educativo – 1º andar, nos sábados, domingos e feriados, às 15h, com classificação livre.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais