Niterói Lidera na adoção de transporte público sustentável

Prefeitura de Niterói lidera transição para mobilidade sustentável com aquisição de ônibus elétricos – Prefeitura Municipal de Niterói
Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

Foto: Divulgação

 

A Prefeitura de Niterói está fazendo grandes avanços na transformação do transporte público com a homologação da compra de até 50 ônibus elétricos. Inicialmente, serão adquiridos 30 veículos, financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade, através da Caixa Econômica Federal. A empresa TEVX Motors Group, representante da marca chinesa Higher, saiu vencedora do processo licitatório realizado via pregão eletrônico.

O prefeito Axel Grael ressaltou que Niterói está na vanguarda ao implementar soluções sustentáveis no transporte público, reiterando o compromisso da cidade com a agenda climática. “Niterói está pioneira em adotar iniciativas rumo a um futuro mais sustentável. Os ônibus elétricos são uma mudança significativa na luta contra as mudanças climáticas, reduzindo emissões e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. A seleção dos modelos foi rigorosamente testada para assegurar a eficiência e o desempenho necessários”, afirmou Grael.

Diferentes modelos de ônibus elétricos foram testados pela Prefeitura, em parceria com os consórcios rodoviários da cidade, para avaliar a autonomia e os parâmetros técnicos. O modelo da TEVX Motors Group, testado em novembro último em Niterói, recebeu elogios da população e aprovação das equipes técnicas.

Renato Barandier, secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, destacou que os novos ônibus elétricos não só reforçarão a frota existente, mas também atenderão ao desejo dos moradores por um transporte mais sustentável e acessível. “Os novos veículos, equipados com piso baixo e acessibilidade completa, terão a mesma tarifa dos ônibus convencionais. Eles são silenciosos, confortáveis e não emitem gases de efeito estufa, representando uma vitória para a cidade e para o meio ambiente”, disse Barandier, acrescentando que os ônibus serão entregues em até 180 dias.

A Prefeitura calcula que cada ônibus elétrico evitará a emissão de 115 toneladas de gases de efeito estufa anualmente, o que é comparável ao plantio de 800 árvores. Essa ação destaca o papel de Niterói como referência em políticas urbanas sustentáveis, comprometida com metas globais de redução de emissões e promovendo uma mobilidade urbana mais eficiente e acessível para todos.

 

Leia Mais