Foto: Divulgação
Durante o mês de novembro, o Brasil se dedica a promover a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças masculinas, com destaque para o câncer de próstata. Essa doença, notoriamente silenciosa em seus estágios iniciais, coloca em evidência a importância do exame de Antígeno Prostático Específico (PSA). O PSA é realizado através de uma simples coleta de sangue, é indolor e os resultados são obtidos em cerca de dois dias.
O exame de PSA serve como uma medida preventiva contra o câncer de próstata. Porém, interpretar os resultados exige a expertise de um médico, que pode solicitar exames adicionais, como biópsias e exames de imagem, dependendo da avaliação. “Quanto mais cedo a detecção de qualquer alteração na próstata, melhor o prognóstico e a qualidade de vida do paciente”, explica Dra. Christina Bittar, diretora médica e patologista clínica do Laboratório Bittar, que oferece testes de PSA total e livre em Niterói e São Gonçalo.
Além de indicar a possível presença de câncer, níveis elevados de PSA podem sugerir outras condições, reforçando a necessidade de um acompanhamento médico detalhado. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos busquem avaliação médica para um diagnóstico precoce do câncer de próstata.