Fotos de Anselmo Mourão/PMM
A Secretaria de Cultura de Maricá inaugurou, nesta quinta-feira, o novo polo do programa Maricá das Artes, localizado agora na Avenida Carlos Marighella, ao lado da Praça do Ferreirinha, em Itaipuaçu. Anteriormente situado perto da ‘ponte quebrada’, o polo mudou-se para uma área mais espaçosa no loteamento São Bento da Lagoa. O local oferece mais de 30 atividades culturais, incluindo teatro, musicalização, balé, uma sala de leitura, e diversas oficinas. As inscrições estão abertas no site https://maricadasartes.org.br/, que também fornece mais informações.
A inauguração foi marcada por uma rica programação de eventos, destacando-se a roda de conversa ‘Escutas Pretas’, em celebração ao Dia da Consciência Negra. Além disso, foram realizadas oficinas de tranças e samba de roda, e uma apresentação do cantor Ronaldo Valentim.
O dia de atividades teve início com uma oficina de maculelê, envolvendo alunos da E.M. Rita Sampaio Cartaxo de Itaocaia Valley. Denise Aparecida Correia, diretora da unidade, destacou a importância das aulas de Cultura Indígena e Africanidade no currículo, que ensinam sobre a ancestralidade e são complementadas por eventos práticos, como o ocorrido no Dia da Consciência Negra.
Mônica Bastos, coordenadora geral do Maricá das Artes, explicou que a nova localização do polo em Itaipuaçu é estratégica para aumentar a visibilidade e o acesso, especialmente para moradores de comunidades carentes, como o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. “O novo local é acolhedor e permite que mais pessoas de todas as idades participem das atividades culturais, contribuindo para o crescimento do celeiro artístico da cidade”, disse Mônica.
O programa Maricá das Artes também está presente na Rua Adelaide Bezerra, no Centro, e no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca.