A Enel Distribuição Rio realizou uma operação ontem (25) em Neves, São Gonçalo, identificando oito residências abastecidas com ligações irregulares de energia. A ação contou com a participação de policiais do 7º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e da 73ª DP (Delegacia Policial de Neves), além das equipes da distribuidora.
Todas as oito residências flagradas na inspeção estavam sendo abastecidas com ligações diretas na rede de energia, configurando ligações clandestinas, sem contrato de fornecimento com a Enel Rio.
Peritos criminais do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli) constataram as irregularidades e desfizeram as ligações clandestinas. Os responsáveis pelas residências foram conduzidos à 73ª DP e presos em flagrante.
Perigo do Furto de Energia
Além de ser crime, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca em risco a população, especialmente aquelas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede elétrica, resultando em interrupção no fornecimento de energia.
Conscientização e Denúncia
Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza diversos projetos sociais em comunidades, fornecendo informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda, e oferecendo revisão gratuita de instalações elétricas para consumidores com menor poder aquisitivo.
Além disso, a empresa oferece aos clientes a opção de denunciar o furto de energia pela internet ou pelo aplicativo Enel Rio, garantindo o anonimato do denunciante.



