A Secretaria de Ordem Pública do Rio (Seop) anunciou nesta terça-feira (1/04) um balanço positivo da última Operação Verão nas orlas da cidade. Em colaboração com a Guarda Municipal (GM-Rio), a operação acumulou resultados significativos em poucos meses, incluindo a apreensão de mais de 3.000 itens e a emissão de 26.000 multas em diversos locais do Rio.
Nas praias, a equipe apreendeu 3.000 itens perigosos ou vendidos irregularmente, como garrafas de vidro, churrasqueiras, botijões de gás, e roupas e acessórios. Além disso, mais de 2.800 fiscalizações foram conduzidas a barraqueiros, resultando em 984 autuações.
Brenno Carnevale, Secretário de Ordem Pública, destacou a importância da operação. “Conseguimos apreender mais de três mil itens proibidos e garantir a segurança e integridade física dos frequentadores. Além disso, as operações de trânsito em áreas movimentadas como Urca, Grumari e Guaratiba ajudaram a manter a fluidez e combater práticas ilegais de estacionamento”, comentou Carnevale.
A operação também se estendeu além das praias, com fiscalizações intensificadas de trânsito e estacionamento. No total, foram aplicadas 26.481 multas por infrações de trânsito e 5.105 por estacionamento irregular, com mais de 2.000 veículos removidos. Além disso, 50 flanelinhas ilegais foram detidos, e mais de 2.000 coletes irregulares foram apreendidos.
José Ricardo Soares, Inspetor Geral da Guarda Municipal, ressaltou a importância da presença da Guarda e da cooperação da população para o sucesso da operação. “Os desafios são muitos, mas estamos comprometidos em oferecer um ambiente seguro e ordenado para todos”, afirmou Soares.
A operação também afetou o setor de transporte, com 1.900 multas a táxis e motoristas de aplicativos, 875 a vans e kombis, e 14 remoções de veículos piratas. No setor comercial, 260 autuações foram feitas a estabelecimentos por infrações como som excessivo e obstrução das calçadas.
Foto: Fábio Costa/SEOP