Partage Shopping recebe feira de adoção de animais neste domingo (16/01)

adoção animais
Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

Por Patrick Guimarães

Quem está à procura de um animalzinho de estimação terá uma grande oportunidade neste domingo (16/01). Diversos cães e gatos estarão à disposição para ganharem um novo lar, entre 11h e 16h, no Partage Shopping, em São Gonçalo, em mais uma edição da campanha de “Adote um amigo”, realizada pela ONG “Leve um anjo pra casa”.

A grande quantidade de animais nas ruas gera preocupação diária em muitas pessoas, que fazem o que podem para amenizar o sofrimento dos bichos, acometidos por doenças e pelo abandono. Protetores e protetoras acabam desempenhando o papel dos governos e se desdobrando em campanhas de doações para adquirir comida, remédios, consultas, cirurgias e lares para cães e gatos.

É o caso da protetora Bianca Lopes, que há 10 anos se dedica a ajudar na causa animal.

“Já resgatei muitos animais ao longo desse tempo. É trabalhoso e gera muitos custos. É uma luta diária, e dá muito trabalho, porque não é simplesmente entregar o animal para alguém. Antes de irem para a adoção, todos são tratados, examinados, castrados. E depois tem um processo de análise sobre a pessoa interessada em adotar. Os protetores acompanham o animal nos meses seguintes, para certificar que estejam sendo bem cuidados. Mas vale a pena”, garante Bianca.

A protetora Bianca e a cachorrinha Flora: em busca de uma lar

Processo de adoção

A protetora e coordenadora do projeto “Leve um anjo pra casa”, Mônica Nunes, responsável pela realização da feira de adoção deste domingo, explica o processo pelo qual a pessoa interessada no bichinho deve passar.

“Após a escolha do pet, o interessado em adotar responde um questionário e participa de uma entrevista para avaliarmos suas intenções e também sabermos se o lar para qual o animal vai tem condições de fato de recebê-lo”, explica Mônica, que tem a parceria do veterinário Rhamon Nunes, seu filho, no projeto.

Rhamon e Mônica, do projeto ‘Leve um anjo pra casa’

Além de realizar a adoção de animais, o projeto “Leve um anjo para casa” também recolhe e distribui doações de ração, jornal e medicamentos para os cuidados dos animais.

Dados revelam o tamanho do problema

Todo mês o “Leve um anjo pra casa” mobiliza uma feira de adoção nos shoppings do município gonçalense. Em dezembro do ano passado, a iniciativa foi realizada no São Gonçalo Shopping.

Na ocasião, 150 animais estiveram disponíveis para adoção. Destes, apenas 30, entre cães e gatos, conseguiram um novo lar. “Por conta da pandemia da covid-19 e os decretos de restrição, em todo ano de 2021, conseguimos fazer seis campanhas. Somadas doamos em torno de 300 animais”, revela Mônica Nunes.

Apesar dos esforços incansáveis dos protetores e protetoras, a ausência de políticas públicas sobre a questão inviabiliza a solução do problema. Cabe destacar que somente este projeto concentra a tutela de quase dois mil animais todo ano.

“A grande questão são as condições financeiras dos protetores. É muito gasto de dinheiro e tempo. Tem que preparar os animais para a adoção, transporte deles e custo de logísticas para o evento, entre muitos outros detalhes, mas Deus não nos desampara e a gente sempre consegue ajudar os bichinhos.

“Eles (cães e gatos) são indefesos, mas se comunicam com a gente e são gratos quando ajudados. Espero, sinceramente, que um dia algum governo olhe e haja com mais atenção sobre essa situação”, cobra a protetora Bianca, que vai participar da feira deste domingo na tentativa de conseguir adoção para a cachorrinha sem raça definida (vira-lata) Flora.

Documentos necessários para a adoção

Para levar um amigo de quatro patas para casa, é necessário ser maior de 18 anos e apresentar identidade, CPF e comprovante de residência. Além disso, o adotante deve assinar um termo de responsabilidade que determine estar ciente de todos os cuidados que o animal adotado exige, entre eles oferecer boas condições de alimentação e espaço onde possa se socializar, preservar a integridade e a saúde do animal.

Também deve se responsabilizar por levar ao médico veterinário sempre que for preciso, ter as vacinas e vermífugos em dia, informar sempre ao protetor com fotos e vídeos como está o animal e autorizar a visitação para verificação das suas condições. O adotante não poderá repassar o animal sem o consentimento do protetor e tem o prazo de 30 dias para adaptação e devolução.

O Partage Shopping fica na Av. Pres. Kennedy, 425, no Centro, em São Gonçalo. A feira de adoção será realizada entre 11h e 16h, no jardim, situado na entrada principal do shopping.

Leia Mais