Para o segundo trimestre de 2025, 48% das empresas brasileiras planejam aumentar suas equipes, um crescimento de quatro pontos percentuais em relação ao trimestre anterior. Esta informação vem da Pesquisa de Expectativa de Emprego, realizada pelo ManpowerGroup a cada trimestre. No estudo, 1.050 empregadores brasileiros foram consultados.
O Brasil está em 12º lugar no ranking de Expectativa Líquida de Emprego, que se calcula pela diferença entre os empregadores que desejam expandir suas equipes e aqueles que preveem reduções. Para o período de abril a junho, a taxa média no Brasil é de 26%, mostrando uma leve queda de 1% em comparação com o trimestre anterior.
O setor de Tecnologia da Informação (TI) apresenta as expectativas mais altas de contratação, com 39%, seguido pelo setor de Serviços de Comunicação, com 38%. Anteriormente, o setor de Energia&Serviços de Utilidade Pública ocupava a segunda posição. Apesar do otimismo no setor de TI, outra pesquisa do ManpowerGroup de 2025 sobre escassez de talentos revela que 84% dos empregadores de TI enfrentam dificuldades para preencher vagas.
São Paulo e Rio de Janeiro são os estados com as maiores intenções de contratação, com taxas de 50% e 34%, respectivamente. O Paraná, anterior líder com 32%, agora espera contratar 23% no segundo trimestre.
Globalmente, 40% das empresas têm intenções de contratação, com uma Expectativa Líquida de Emprego média de 25%. Empregadores da Ásia-Pacífico lideram com 30%, seguidos pelas Américas com 29% e Europa e Oriente Médio com 20%. Índia, Estados Unidos e México estão entre os países com as maiores expectativas de contratação.
Nilson Pereira, diretor do ManpowerGroup Brasil, comentou que o início do ano frequentemente traz incertezas econômicas, mas as perspectivas se tornam mais claras com o avanço do primeiro trimestre, levando a um aumento nos investimentos em contratações. Ele destacou a importância crescente do setor de TI, impulsionada pela consolidação da Inteligência Artificial e o aumento de ataques cibernéticos.
Foto: Reprodução/Internet