Plano de contingência no Rio de Janeiro para enfrentar calor intenso

Rio de Janeiro anuncia plano para enfrentar ondas de calor
Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta segunda-feira (27/11) um plano de contingência para minimizar os impactos das ondas de calor na cidade. Entre as medidas, destaca-se a criação de pontos de hidratação, distribuição de itens essenciais, como roupas, chinelos, água, isotônicos e protetor solar para a população em situação de rua, além de orientações sobre prevenção de doenças e acidentes durante os dias quentes.

No período de 8 a 15 de novembro, a rede de saúde registrou um aumento expressivo nos atendimentos, totalizando 1.121 notificações, representando um aumento de 51% em relação à semana anterior. O mal-estar foi o diagnóstico predominante, com destaque para a Vila Kennedy, Madureira e Rocha Miranda. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ressaltou a relevância dos 100 pontos de hidratação distribuídos nos centros municipais e clínicas de família.

Recomenda-se o consumo mínimo de 35 ml de água por quilo de peso, o uso de soro fisiológico para evitar ressecamento nasal e roupas leves. A prefeitura autorizou o uso de bermudas e bonés em dias de calor intenso para motoristas e setores municipais. Além disso, é vital monitorar o bem-estar dos animais de estimação, evitando passeios nos horários mais quentes e garantindo condições adequadas de transporte

Leia Mais