Prefeito Axel Grael inspeciona obras da Casa Aprendiz, Novo Polo Cultural na Zona Norte

Prefeito Axel Grael Inspeciona Obras da Casa Aprendiz, Novo Polo Cultural na Zona Norte
Facebook
Twitter
WhatsApp

O prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou nesta quarta-feira (31) o imóvel que será transformado na Casa Aprendiz, ponto central do Projeto Aprendiz Musical na Zona Norte. Localizado no Fonseca, o espaço abrigará salas de aula e comunitárias, auditório, estúdios e mais, com previsão de entrega para abril. A execução das obras está a cargo da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa).

Grael ressaltou a relevância do Projeto Aprendiz para a cidade, destacando que é uma aposta significativa nas áreas de cultura e educação. O projeto oferece oportunidades para cerca de 7 mil alunos se desenvolverem no aprendizado de instrumentos musicais, indo além das escolas tradicionais. Em complemento à Casa Aprendiz, está planejado que o treinamento mais avançado ocorra no Conservatório de Música de Niterói e na Casa Norival de Freitas.

Em 2023, o programa Aprendiz Musical experimentou um crescimento expressivo, triplicando o número de alunos atendidos de 2,1 mil para cerca de 7,5 mil. Presente em todas as 49 unidades do ensino fundamental de Niterói, a meta para 2024 é aumentar para 9 mil o número de crianças matriculadas, expandindo as turmas de iniciação musical, aprendizado de instrumentos e canto coral.

A nova sede no Bairro Chic, no Fonseca, contará com um casarão climatizado de dois andares, compreendendo nove salas de aula, salas comunitárias, um auditório de aproximadamente 240 metros quadrados, áreas para controle de som e guarda de instrumentos, além de espaço de estudo com computadores e biblioteca, recepção, banheiros, pátios e varanda.

André Diniz, secretário municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, presente na visita, enfatizou que a Casa Aprendiz não será apenas um ponto de ensino de música, mas um mini centro cultural, apostando no fortalecimento da cultura e na valorização das áreas que mais necessitam de investimento.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais