A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Leste Fluminense) recentemente divulgou uma pesquisa revelando a situação econômica dos estabelecimentos de alimentação fora de casa na Região Metropolitana e dos Lagos. Notavelmente, o aumento dos pedidos por delivery tem capturado a atenção dos especialistas. Porém, um fato preocupante também veio à tona: em outubro deste ano, 66% das empresas não lucraram.
Os empresários estão alarmados com esses resultados, onde 27% das empresas reportaram prejuízos e 39% apenas conseguiram equilibrar as contas, com somente 30% registrando lucros. Sandro Pietrobelli, presidente da Abrasel Leste Fluminense, destacou a importância dos achados. Ele enfatizou a “urgência de medidas concretas para revitalizar o setor, incluindo o aprimoramento das políticas públicas, a promoção do turismo, a redução de impostos e o aumento da segurança pública. A atração de grandes corporações para a região também é crucial para estimular o desenvolvimento econômico e um ambiente empreendedor mais robusto”.
Quanto às vendas e aos métodos utilizados para atrair clientes, a pesquisa mostra que 72% dos estabelecimentos optam pelo delivery, 53% pelo modelo take away e 92% ainda atendem clientes no local.
Além disso, outro aspecto alarmante é a incapacidade de 45% dos estabelecimentos em aumentar os preços durante os últimos 12 meses, com 49% vendendo produtos a preços abaixo da inflação.
Fonte: Ascom/Abrasel Leste Fluminense
Foto: Tânia Rêgo/Ag. Brasil