Por Redação O CONTEXTO
Uma das legendas que historicamente mais elegeu prefeitos no Brasil, o Partido dos Trabalhadores (PT) trabalha para aumentar seu alcance político nos municípios do Rio de Janeiro, sobretudo no Leste Fluminense, ampliando sua base e já pensando na reeleição do presidente Lula. Neste contexto, entram cidades estratégicas no âmbito político estadual, como São Gonçalo e Itaboraí. Maricá já está sob administração da legenda, onde detém alto índice de aprovação da população.
Em São Gonçalo, Dimas Gadelha (PT), agora deputado federal, retornará ao pleito para disputar o cargo máximo do governo municipal. Em 2020, Dimas quase venceu no segundo turno. Não entrou por uma diferença de menos de 1% dos votos válidos na cidade (pouco mais de 5.900 votos).
Washington Quaquá , também deputado federal da legenda, tem intensificado o trabalho para sua candidatura a prefeito de Maricá. Ele já foi prefeito da cidade por dois mandatos consecutivos e conseguiu eleger e reeleger seu sucessor, Fabiano Horta, no Executivo maricaense.
Quem está cotada para entrar na briga pela prefeitura em Itaboraí é a deputada estadual petista Zeidan. Se for eleita, ela será a primeira mulher a comandar a cidade, que vai completa 190 anos de emancipação político-administrativa no dia 22 de maio.
Em 2020, o PT compôs apoio ao atual prefeito, Marcelo Delaroli (PL). O nome do vice-prefeito, Lourival Casula (PT). Zeidan está no segundo mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Quaquá anunciou através das suas redes sociais que o presidente do diretório estadual da sigla, João Maurício, mais conhecido nos bastidores da política, como Joãozinho, formará a sua chapa como vice-prefeito de Marica no ano que vem.
“Joãozinho vai ser meu companheiro em Maricá, no meu retorno ao governo. Voltarei em 2024 junto com ele e Fabiano Horta como nosso representante na política nacional e estadual”, disse Quaquá.
Com força total
O PT pretende apoiar firmemente as candidaturas petistas nos muncípios do Leste Fluminense, como São Gonçalo,
O PT pretende apoiar firmemente as candidaturas petistas nos municípios do Leste Fluminense, como São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, que é um caso à parte, onde a legenda conta a vitória como certa, já que o partido transformou a cidade e se consolidou.
Marica é a única das 92 cidades no estado do Rio comandada pelo PT,
As prefeituras alinhadas ao governo federal devem resultar em um olhar mais atento do presidente Lula a estas cidades, que podem ser beneficiadas com uma série de investimentos. .
Possivelmente, o PT apoiará a candidatura do PDT em Niterói. Seja da reeleição do atual prefeito, Axel Grael, ou do ex-prefeito Rodrigo Neves.