Retomada do projeto “Consultório na Rua” em São Gonçalo para atendimento itinerante

Retomada do projeto Consultório na Rua em São Gonçalo para atendimento itinerante--
Facebook
Twitter
WhatsApp

As Secretarias de Saúde e Defesa Civil, junto à Subsecretaria da Atenção Básica, e de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, por meio do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), anunciam a retomada das atividades do projeto “Consultório na Rua (Cnar)”. O projeto, que visa oferecer atendimento itinerante de serviços e cuidados em saúde aos moradores em situação de rua, ocorrerá semanalmente, no período noturno, nas áreas de maior concentração desse público.

O “Consultório na Rua” realiza, em média, 70 atendimentos por ação, abordando questões básicas do histórico do paciente, atualizando vacinas contra covid-19, gripe, hepatite, realizando curativos, testes rápidos de HIV, hepatites virais B e C, sífilis, além de exames para detectar tuberculose, com encaminhamentos para tratamentos necessários. Orientações sobre cuidados pessoais e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) também fazem parte dos serviços prestados.

O objetivo principal é proporcionar atendimento de saúde a moradores em situação de rua e usuários de drogas, frequentemente distantes das unidades tradicionais de saúde. O foco está na abordagem de doenças como tuberculose, hanseníase e ISTs. O serviço, que atualmente possui 876 cadastrados ativos, busca prevenir e tratar condições de saúde em uma população que enfrenta dificuldades de acesso aos cuidados convencionais.

“Consultório na Rua” opera com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, agente social, médico, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem e psicólogo. Essa abordagem holística visa atender às necessidades de pessoas frequentemente excluídas do convívio familiar e social

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais