A RioLuz, agência vinculada à Prefeitura do Rio, finalizou a modernização da iluminação no icônico Parque do Flamengo. Este projeto ambicioso substituiu e instalou 2.430 pontos de luz, que incluem 1.212 luminárias e 1.218 projetores. Destes, 560 foram montados em postes monumentais de 45 metros.
A renovação cobriu todas as áreas do parque, desde o Museu de Arte Moderna (MAM) até as ciclovias, campos de futebol society, passagens subterrâneas, quadras poliesportivas e de tênis, pista de skate e a orla da Glória.
Concebido na década de 1960 por Richard Kelly, um designer de iluminação de renome mundial, o projeto original do parque contava com 88 postes altos, cada um equipado com seis pétalas e projetores de 350W. Estes criam um cone luminoso que proporciona uma luz difusa, iluminando as vias de tráfego e os jardins.
Esses postes monumentais são protegidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e foram recentemente restaurados e pintados. Além disso, seis postes foram substituídos por novos, mantendo a mesma eficiência luminosa. A substituição exigiu o uso de guindastes e a interdição temporária de algumas vias.
Com essa modernização, a Prefeitura preserva o patrimônio histórico e melhora a infraestrutura urbana, proporcionando um ambiente mais seguro e bem iluminado para os visitantes do Aterro do Flamengo.
Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio