São Gonçalo: Adverte sobre golpes envolvendo falsos agentes comunitários

São Gonçalo: Adverte sobre golpes envolvendo falsos agentes comunitários
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo emite um alerta à comunidade sobre uma série de golpes perpetrados por indivíduos que se passam por agentes comunitários de saúde (ACSs) no município. Gabriel Mello, subsecretário da Atenção Básica, ressalta que os agentes verdadeiros não realizam procedimentos de regularização ou atualização do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e tampouco solicitam fotografias, sobretudo ‘selfies’, dos usuários.

Mello enfatiza a complexidade da questão, evidenciando casos em que pacientes foram alvo de abordagens fraudulentas, seja pessoalmente ou por telefone, sob o pretexto de atualização do cartão do SUS. Algumas dessas interações presenciais resultaram em solicitações de ‘selfies’, culminando, em um caso específico, em um empréstimo fraudulento de R$30 mil em nome do paciente. É crucial salientar que os agentes de saúde não oferecem tal serviço, caracterizando claramente uma prática delituosa.

Uma outra tática empregada pelos fraudadores envolve chamadas telefônicas, nas quais uma suposta agente de saúde indaga a usuária sobre a visita do ACS à sua residência para inspeção de focos de dengue. Alega-se então a necessidade de atualização dos dados do cartão do SUS, agendando posteriormente uma visita domiciliar.

O subsecretário reitera que os agentes de saúde não desempenham atividades de fiscalização de focos de dengue, atualização do cartão do SUS ou captura de imagens dos usuários. Assim, é imperativo que a população permaneça vigilante e não se torne vítima desse novo estratagema fraudulento, cujo intuito é obter dados pessoais e fotografias para a realização de empréstimos consignados indevidos.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais