São Gonçalo: Dragagem do Rio Alcântara avança no trecho final, na Ipuca

Dragagem do Rio Alcântara Avança no Trecho Final, na Ipuca
Foto: Divulgalção
Facebook
Twitter
WhatsApp

O Programa Limpa Rio, fruto da parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), está intensificando seus esforços na dragagem do trecho final do Rio Alcântara, especificamente na localidade da Ipuca, situada no bairro Jardim Catarina. Este serviço, realizado nesta quarta-feira (31), visa limpar e desassorear o rio, contribuindo para um melhor escoamento das águas das chuvas na região.

O processo de dragagem do Rio Alcântara teve início em novembro do ano passado e tem sido uma ação diária. O programa desempenha um papel crucial na redução dos impactos das chuvas na cidade, trabalhando não apenas na limpeza e desassoreamento, mas também na recuperação das margens e dos espelhos d’água do Rio Alcântara.

O secretário de Meio Ambiente de São Gonçalo, Carlos Afonso Pereira, expressou sua satisfação com o andamento do trabalho e ressaltou o compromisso em ampliar essas ações para garantir a preservação dos rios na cidade. Ele acompanhou, juntamente com agentes da Defesa Civil, o início dos trabalhos nesta quarta-feira.

O cronograma de limpeza nos rios foi estabelecido após análise técnica realizada pelos profissionais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ao longo de cinco quilômetros de extensão do Rio Alcântara, está prevista a retirada de 105 metros cúbicos de resíduos, evidenciando o compromisso das autoridades em manter a saúde e o equilíbrio ambiental na região.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais