São Gonçalo: Estratégias de limpeza das redes de águas pluviais

São Gonçalo: Estratégias de limpeza das redes de águas pluviais
Facebook
Twitter
WhatsApp

Em busca de aprimorar as condições de vida dos cidadãos e mitigar os efeitos das precipitações pluviométricas, equipes do Departamento de Conservação e Obras (DCO) da Secretaria Municipal de Conservação em São Gonçalo realizaram, no dia 18 de abril, mais uma série de atividades voltadas à limpeza e desobstrução de bueiros em diversos pontos da cidade.

Os trabalhos abrangeram os bairros Patronato, Neves, Gradim, Vila Lage, Camarão, Alcântara, Centro, Trindade e Mutuá, com o intuito de assegurar o adequado escoamento das águas pluviais e minimizar possíveis alagamentos. É importante ressaltar que tais intervenções são executadas de forma contínua ao longo do ano.

Adicionalmente, está sendo desenvolvido um novo sistema de captação de águas pluviais próximo ao Detran, no bairro de Neves. Essa iniciativa resulta de uma parceria entre a Secretaria de Conservação e o Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e prevê a construção de um canal com capacidade cinco vezes superior ao anterior.

“O DCO, sob a coordenação da Secretaria de Conservação, tem realizado ações de limpeza nos cursos d’água da cidade, em colaboração com a Subsecretaria de Recursos Hídricos. Além disso, temos promovido a limpeza de caixas e ralos, o que contribui significativamente para evitar alagamentos futuros. Nosso compromisso é constante no enfrentamento das enchentes, contudo, é fundamental a colaboração da população, evitando o descarte inadequado de resíduos e respeitando os limites dos rios”, destacou Carlos Roberto Ferreira de Oliveira, coordenador do DCO.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais