São Gonçalo está adotando medidas proativas para combater os impactos das chuvas e minimizar os alagamentos no município. Na quinta-feira (15), equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria de Conservação da Prefeitura atuaram na limpeza do Rio Imboaçu, concentrando esforços nas ruas João Silvares, na Brasilândia, e Luís Pereira dos Santos, no Boa Vista.
A remoção de resíduos e lama, com o auxílio de retroescavadeiras, e a limpeza das margens do rio foram fundamentais para preparar a região para enfrentar possíveis chuvas intensas. Paralelamente, a Rua Luís Pereira dos Santos passa por uma obra de drenagem conduzida pela Prefeitura, contribuindo para a infraestrutura necessária.
O Departamento de Conservação e Obras (DCO) da Secretaria de Conservação está empenhado ao longo do ano na “Operação Chuvas de Verão – Limpa SG”, concentrando esforços na limpeza de bueiros e rios. Desobstrução de bueiros, instalação de manilhas e bocas de lobo, assim como podas de árvores, estão sendo realizados em bairros como Itaúna, Trindade, Boaçu, Covanca e Neves.
A Defesa Civil destacou que, até o momento, não foram registrados chamados emergenciais decorrentes das chuvas, indicando a eficácia das ações preventivas implementadas pelo município. Essas iniciativas buscam fortalecer a resiliência da comunidade diante das adversidades climáticas.