São Gonçalo investe em nova unidade de acolhimento para adultos em situação de vulnerabilidade

São Gonçalo Anuncia Nova Unidade para Acolhimento de Adultos em Situação de Vulnerabilidade
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Prefeitura de São Gonçalo está comprometida em oferecer suporte e assistência àqueles em condições de vulnerabilidade social e/ou familiar devido ao uso de álcool e drogas ilícitas. Em um esforço para atender a Coordenação de Saúde Mental, está sendo construída a Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) no bairro do Coelho. As obras de reforma e adequação estão em andamento em um imóvel que teve sua preparação iniciada em governos anteriores, mas permaneceu inacabado. A expectativa é que o novo equipamento seja entregue até o final deste ano.

A UAA contará com quatro quartos coletivos, sala de jantar, sala de TV e conveniência, banheiros, lavanderia, cozinha, vestiários, recepção, acolhimento, sala de reunião, administração e almoxarifado. O imóvel passará por revitalização para garantir a adequação dos novos espaços.

Destinada a acolher temporariamente adultos com mais de 18 anos em situação de vulnerabilidade social devido ao uso de substâncias ilícitas, a UAA proporcionará atenção psicossocial transitória para homens e mulheres. O encaminhamento para a UAA será realizado pelos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Capsad) do município.

Operando 24 horas por dia, todos os dias, a unidade contará com uma equipe multiprofissional diária. Além da assistência, os acolhidos receberão alimentação e participarão de atividades conforme seu perfil, habilidades e necessidades individuais. A UAA também coordenará atendimentos com outros serviços municipais, se necessário. A permanência máxima na unidade será de seis meses, período durante o qual será trabalhado o retorno para o território e a reintegração familiar. A capacidade da unidade é de até 12 adultos.

A coordenadora da Saúde Mental, Maraísa Coutinho, esclarece que a UAA não será uma clínica de reabilitação, mas um local onde os usuários poderão ficar para se alimentar, dormir e conviver sem o uso de substâncias ilícitas. O enfoque será na redução de danos e na desintoxicação.

Serviço:

Capsad

Endereço: Rua Coronel Serrado, 1.543, Zé Garoto

Telefone: 3705-1554

Capsad Dr. Daniel Gomes da Silva 24h

Endereço: Rua Augusto Franco, 52, Vila Três

Telefone: 3606-9224

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais