São Gonçalo investe na segurança alimentar: Capacitação é passo fundamental

Educação promove capacitação sobre manipulação de alimentos em São Gonçalo
Facebook
Twitter
WhatsApp

No âmbito do compromisso com a segurança alimentar, a Subsecretaria de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo conduziu, nesta terça-feira (27), uma capacitação crucial destinada a diretores e profissionais que atuam em creches conveniadas no município. Em colaboração com a Vigilância Sanitária Municipal, o evento, dividido entre os períodos da manhã e tarde, visou reforçar a importância do envolvimento de todos os colaboradores na oferta de uma alimentação escolar saudável e apropriada aos alunos.

O palestrante da Vigilância Sanitária, Silvio Pimentel Lopes, compartilhou conhecimentos sobre boas práticas na manipulação de alimentos e os cuidados necessários para prevenir a contaminação por agentes infecciosos, destacando a promoção da saúde como medida primordial.

Pâmela Lemos, subsecretária de Alimentação Escolar, enfatizou a importância da parceria com a Vigilância Sanitária para atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ela ressaltou que as ações dos fiscais são fundamentais para garantir a segurança alimentar dos alunos e, além disso, para fiscalizar e orientar a direção das unidades e os manipuladores de alimentos, assegurando a saúde de toda a comunidade escolar.

Mariana Garcia, diretora da Escola Municipal Pastor Mauro Israel Moreira, em Rio do Ouro, expressou sua aprovação à iniciativa da capacitação. Segundo ela, os gestores devem manter constante vigilância sobre os cuidados dentro da escola para garantir o bem-estar dos alunos.

“Iniciativas de capacitações como estas são de extrema importância. Primeiro, porque a formação continuada é um dos pilares educacionais garantidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). E também pela seriedade do tema abordado. Nós, gestores, precisamos garantir o cuidado com as unidades escolares em seus âmbitos educacionais, administrativos, como também sanitários”, afirmou a diretora.

Este investimento em capacitação reflete o compromisso contínuo de São Gonçalo em assegurar não apenas a qualidade da educação, mas também a segurança e bem-estar dos alunos através de práticas alimentares saudáveis e adequadas.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais