Na manhã desta sexta-feira (17), a Defesa Civil de São Gonçalo realizou um exercício de resgate na água com os participantes da 11ª turma do Curso de Voluntários. O objetivo do simulado, que ocorreu na Praia das Pedrinhas, era colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre análise de riscos hidrológicos e ação em situações de alagamentos ou inundações.
Duas barracas foram montadas para o exercício: uma representando um ponto de risco e outra como ponto de apoio, para onde os alunos precisavam transportar supostas vítimas em barcos, simulando a atuação em locais inundados.
O major Felipe Assumpção, subsecretário de Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, destacou a importância da integração entre as equipes e a capacidade de manter a calma e o equilíbrio durante situações de crise.
Flávio Jorge Isabelino, um dos formandos na 11ª turma de voluntários, elogiou o curso e destacou a relevância de compreender o papel da Defesa Civil.
Os voluntários, ao concluírem o curso, não possuem habilitação para resgates como bombeiros, mas são direcionados para auxiliar em abrigos e na organização de suprimentos em situações de emergência.
Foto: Dilvulgação / Internet