Soluções e oportunidades no Curso de Voluntários da Defesa Civil em São Gonçalo

Importância Local com Abordagem Empática na Formação de Voluntários da Defesa Civil em São Gonçalo
Facebook
Twitter
WhatsApp

A Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo deu início a uma nova turma do Curso de Voluntários, visando capacitar indivíduos para atuarem como agentes multiplicadores em situações de desastre. A aula inaugural, realizada no auditório do Sest/Senat, contou com a presença do subsecretário de Defesa Civil, Major Felipe Assumpção, e do coordenador de Cursos e Projetos, José Carlos Bastos.

O Major Felipe Assumpção destacou a abrangência do curso: “O Curso de Voluntários é para que as pessoas aprendam não apenas a agir em momentos de desastre, mas também na prevenção. São Gonçalo é um município muito grande que precisa de voluntários que sejam parceiros da Defesa Civil. Nossa ideia é que todos os cidadãos da cidade se tornem voluntários”.

A programação do curso inclui temas como direitos e deveres do voluntário, meteorologia, noções de hidrologia, redução de risco de desastre, meio ambiente, psicologia em situações de desastre, entre outros. Guardas municipais de São Gonçalo também participaram, abordando questões de trânsito e comunicação durante chuvas e alagamentos.

Matheus Gradella, instrutor de primeiros socorros na Cruz Vermelha e participante do curso, compartilhou sua motivação: “Um dos lemas da Cruz Vermelha é dar de si sem pensar em si. Sinto que devemos pensar não apenas na nossa segurança, mas em toda a sociedade. Meu desejo é adquirir mais conhecimento para saber como agir em momentos de desastre. Acredito que ser voluntário da Defesa Civil é de grande responsabilidade”.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais