Subvariante Éris da Ômicron chega ao Rio de Janeiro

Subvariante Éris da Ômicron chega ao Rio de Janeiro
Facebook
Twitter
WhatsApp

A cidade do Rio de Janeiro recebeu seu primeiro caso da subvariante Ômicron EG.5, apelidada de Éris, confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quarta-feira (30). O paciente, um homem de 46 anos da região de Cosmos, Zona Oeste, apresentou sintomas leves e está em isolamento domiciliar, sem mais manifestações da doença. Notavelmente, ele não tinha histórico de viagem, o que sugere a presença de transmissão local da linhagem Éris.

A SMS destaca a importância da vacinação com a bivalente contra COVID-19, já que o paciente não havia recebido a dose de reforço. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ressalta que a subvariante EG.5 responde bem à vacina bivalente e convoca todas as pessoas com mais de 12 anos a procurarem unidades de saúde para se vacinarem, independentemente de seu histórico de vacinação anterior.

Todas as unidades de saúde do município estão prontas para realizar testes de COVID-19. Em caso de sintomas como gripe, tosse e febre, é recomendado fazer o teste e, em caso positivo, permanecer em isolamento por sete dias. Embora a cidade tenha alcançado uma alta cobertura vacinal com as doses iniciais, a dose de reforço é crucial para manter a proteção.

Nos últimos sete dias, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou 1.875 novos casos confirmados de COVID-19 e quatro mortes. Desde março de 2020, o Rio acumula 2.827.604 casos e 77.376 mortes pela doença.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais