Às vésperas do show de Lady Gaga em Copacabana, autoridades realizaram uma operação de fiscalização em diversos estabelecimentos do bairro. Nesta terça-feira, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon-RJ interditaram parcialmente um restaurante devido a várias irregularidades, incluindo a presença de vetores na área de alimentação, alimentos vencidos, higiene precária e falhas estruturais.
Durante a operação, sete locais foram autuados por violações do Código de Defesa do Consumidor. As infrações incluíam a venda de produtos vencidos, falta de informações sobre a origem e validade dos produtos, além da ausência de cartazes informativos do Procon 151. As autoridades também identificaram problemas estruturais, como pisos rachados e ferrugem em equipamentos de refrigeração, e uso inadequado de botijões de gás GLP sem licença. Os estabelecimentos têm 15 dias para apresentar defesa.
Gutemberg Fonseca, secretário de Defesa do Consumidor, expressou sua preocupação: “Não podemos aceitar alimentos vencidos ou sem procedência em Copacabana, especialmente com a proximidade de um evento tão grande. Tais falhas ameaçam a saúde dos turistas e locais.”
Desde o início da fiscalização, em 24 de abril, 22 estabelecimentos já foram autuados. As ações foram intensificadas devido ao aumento esperado de turistas para o show.
Fonseca enfatizou a importância de proteger os consumidores e turistas: “Não permitiremos que práticas desonestas manchem a imagem do Rio durante grandes eventos. Continuaremos com as fiscalizações baseadas em denúncias e informações da imprensa.” Denúncias e reclamações podem ser registradas nos canais do Fala Consumidor (SEDCON) e do Procon-RJ.
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