No Fórum Municipal de Tuberculose, realizado na Câmara de Vereadores de Itaboraí, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) da cidade destacou o tema “Na luta contra a tuberculose, juntos somos mais”. O evento contou com a participação de representantes da sociedade civil e teve como objetivo apresentar as políticas de enfrentamento à doença no município e promover conscientização sobre o tema.
Em alusão ao Dia Municipal de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose em Itaboraí, o fórum também apresentou o cenário epidemiológico da doença no município, assim como o panorama nacional e estadual da tuberculose. A assessora técnica da Coordenação Estadual do Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ), Suzete Younes, detalhou as políticas de enfrentamento à doença realizadas no âmbito estadual e reafirmou a referência de tratamento da doença em Itaboraí.
Suzete ressaltou a importância da conscientização para os servidores e para a sociedade, enfatizando que o tratamento da doença é fundamental para a cura. Ela destacou a distribuição do cartão de incentivo alimentar, um benefício oferecido pelo município de Itaboraí, que auxilia os pacientes. Segundo Suzete, Itaboraí é um dos poucos municípios do Estado a realizar essa distribuição.
O diagnóstico e o tratamento da tuberculose são oferecidos na sede do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, localizada ao lado da Unidade Básica de Saúde Milton Rodrigues, no Centro. Com a realização do Fórum Municipal de Tuberculose, a SEMSA busca fortalecer as ações de combate à doença e reforçar a importância da participação de todos nessa luta.