WhatsApp: novos termos podem ser aceitos até 15 de agosto

Facebook
Twitter
WhatsApp

Por Redação

Após muita polêmica nos últimos meses, os novos termos de uso do WhatsApp foram adiados pela empresa. Os usuários da plataforma no Brasil terão mais 90 dias para aceitar, ou não, as regras de uso. A decisão passou a valer a partir do último sábado (15/05).

Após esse período, os usuários deverão aceitar os novos termos, caso queiram continuar usando a plataforma. Segundo nota divulgada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o WhatsApp se comprometeu em colaborar sobre os pontos de preocupação apresentados pelas instituições sobre a nova política de privacidade do aplicativo.

Como as plataformas são integradas, também está sendo discutido o acesso do Facebook às informações dos usuários do WhatsApp no país.  

As principais dúvidas são:

Compartilhamento entre as plataformas?

Os novos termos de uso do WhatsApp permitem que dados do aplicativo de mensagens sejam compartilhadas com o Facebook. No entanto, isso já acontece desde 2016, sob a prerrogativa de ajudar a melhorar anúncios e experiências na rede social. Depois de 2016, todos que baixaram o aplicativo passaram a ter seus dados compartilhados automaticamente.

Minhas mensagens privadas serão expostas?

A novidade principal foca nas conversas entre empresas e seus clientes, integrando dados de contas comerciais do WhatsApp Business com algumas funcionalidades do Facebook. O WhatsApp garante que as mudanças dão mais transparência sobre a coleta de dados e que, de forma alguma, afetam a privacidade sobre o conteúdo das mensagens. Ou seja, elas continuarão privadas.

Contudo, cabe ressaltar que, no caso do WhatsApp Business, o Facebook poderá ter acesso às conversas entre estabelecimentos e clientes. Ao escolher o Facebook como plataforma de hospedagem para gerenciar a API do WhatsApp, as mensagens perdem a criptografia de ponta-a-ponta. A plataforma afirma que o conteúdo pode ser usado apenas para alimentar publicidades das redes da empresa.

O que acontecerá caso não aceite os novos termos?

O usuário poderá continuar usando a plataforma, porém terá muitas limitações que devem tornar o uso do aplicativo inviável. Quando estiver próximo da data final do prazo de 90 dias, o WhatsApp vai enviar um “lembrete persistente”. A partir daí a pessoa não terá mais acesso a sua lista de conversas. Ligações e mensagens ainda poderão ser recebidas e respondidas, mas com prazo limitado também.

Como posso confirmar se estou compartilhando dados do WhatsApp com o Facebook?

No aplicativo do WhatsApp, vá em “Configurações” (ou “Ajustes”), clique em “Conta” e selecione a opção “Solicitar dados da conta”. Um relatório será enviado ao usuário com as informações em até três dias.

Segundo especialistas no assunto, é importante que o usuário preste sempre atenção se o aplicativo oferece criptografia de ponta a ponta, que impede o vazamento das conversas.

Estão envolvidos na discussão junto com o WhatsApp a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o Ministério Público Federal (MPF), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais