Um projeto do governo municipal promete transformar o Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no primeiro hospital neutro em carbono do Brasil. Batizado como “Getulinho Zero Carbono”, o projeto foi lançado em celebração ao Dia da Terra.
Segundo informou a Secretaria Municipal do Clima, a ideia é traçar um diagnóstico de gases de efeito estufa da unidade e, a partir daí, desenhar estratégias para reduzir e neutralizar essa emissão. A destinação de resíduos, plantio de árvores e utilização de fornecimento sustentável de energia devem integrar o plano de ação, que deve ser concluído ainda em 2021.
“O Getulinho Zero Carbono é um ótimo exemplo do que pensamos quando criamos a Secretaria do Clima: um órgão que dialoga de forma transversal com as demais áreas do governo para estruturar e fazer avançar a agenda climática municipal. Fazer dessa unidade pediátrica o primeiro hospital municipal neutro em carbono do Brasil confirma a tradição de vanguarda, inovação e compromisso de Niterói com a sustentabilidade”, garante o prefeito de Niterói, Axel Grael.
Diversas secretarias do governo municipal também dialogam sobre possível adaptação dos prédios da administração pública aos padrões de emissão zero de carbono, a começar pelas escolas.
Foto: Douglas Macedo