Em junho, incentivos à educação serão destacados na TV

Foto: Divulgalção
Facebook
Twitter
WhatsApp

Uma obra que nos leva a uma viagem pelas cinco regiões do país, através de experiências inovadoras na área da Educação: assim é a série documental “Sementes da Educação”, uma produção original da Oz Produtora, realizada com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, da Agência Nacional de Cinema (Ancine). A segunda temporada do programa tem estreia marcada para o dia 6 de junho, às 22h, na programação do canal Cinebrasil TV.

A série é composta por 13 episódios de 26 minutos, que buscam valorizar projetos bem-sucedidos na área da educação, e mostrar a importância da integração das escolas com a comunidade local.

“É senso comum afirmar e reproduzir que a educação do país vai de mal a pior e que cabe ao Estado tomar providências. A intenção desta série é mostrar de forma inspiradora, e não romantizada, iniciativas que – muitas vezes com estrutura mínima – conseguiram transformar realidades locais e propiciar educação de qualidade para seus alunos”, conta Hygor Amorim, diretor geral e criador da série.

Gravados antes do início da pandemia, os programas foram realizados por uma equipe que percorreu mais de 18.000 quilômetros em todo o país, registrando – de forma sensível, próxima e envolvente – diversas atividades como aulas, esporte, oficinas e vivências agrícolas e artísticas.

Educação além dos muros

Após o sucesso da primeira temporada do programa, agora ao projeto apresenta aborda o tema principal “Educação além dos muros”, onde somos convidados a aprender com as experiências de educadores, pedagogos, pais e alunos, todos de forma integrada e compartilhada.

“Quando se fala de educação além dos muros, supõe-se que existam muros. Efetivamente nas escolas existem muros, mas os maiores muros são aqueles que separam as pessoas. O maior muro é o muro interior. Então, vamos pensar se do modo como trabalhamos isolados da comunidade, dando aulas, tendo turmas, e toda essa coisa do século XIX, não garantem a educação de todos. Então, vamos trabalhar uns com os outros em comunidade, para que todos tenham direito à educação”, afirma José Pacheco, renomado educador, pedagogo e pedagogista português, criador da “Escola da Ponte”, focada na autonomia e protagonismo do aluno. 

Pacheco é um dos especialistas convidados a compartilhar seus depoimentos, reflexões e experiências ao longo dos episódios desta segunda temporada. A série tem ainda a participação de Vânia Massabni, professora doutora da Universidade de São Paulo (USP); e de três professoras que integram o corpo docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar): Aline Sommerhalder e Ilza Joly, do Programa de PósGraduação em Educação (PPGE); e Jarina Rodrigues Fernandes, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas.

Transformar vidas e inspirar pessoas

Na série, vamos conhecer projetos educacionais como a Escola do Campo Prof. Hermínio Pagotto, localizada na Agrovila do Assentamento Bela Vista do Chibarro, na cidade de Araraquara, interior do estado de São Paulo. A escola – retratada no primeiro episódio desta segunda temporada – atende a 200 alunos, e é reconhecida por valorizar os saberes tradicionais e reforçar nas crianças o sentimento de orgulho e pertencimento ao Campo.

“Acreditamos no poder transformador do audiovisual, que somado à educação pode transformar vidas e inspirar muitas pessoas. Com esta segunda temporada, esperamos atingir um público ainda maior, levando as ‘sementes’ da verdadeira ressignificação para dentro de nossas escolas. O mundo precisa de pessoas no papel de agente de transformação e é isso que a série desperta em todos nós”, complementa Hygor Amorim.

Para assistir os episódios da nova temporada, basta acessar @sementesdaeducacao no Instagram e Facebook, e o canal no Youtubes “Sementes da Educação”.

No site do canal Cinebrasil TV, é possível consultar as operadoras que transmitem o canal. Para isso, basta acessar o site: https://www.cinebrasil.tv/index.php/localize-o-canal.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais