Hospital de Maricá, RJ, realiza primeira captação múltipla de órgãos para doação

Hospital de Maricá, RJ, realiza primeira captação múltipla de órgãos para doação
Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, situado em Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, atingiu um marco importante esta semana ao realizar a sua primeira captação múltipla de órgãos para doação. Este procedimento histórico aconteceu na noite de segunda-feira (16) e resultou na captação de oito órgãos, incluindo um coração e um pulmão.

A operação de transporte dos órgãos foi realizada por uma equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET) via helicóptero. O doador foi um paciente do sexo masculino, cuja morte cerebral foi confirmada pelos médicos da unidade hospitalar.

Os órgãos captados incluem coração, pulmão, fígado, pâncreas, rins, córneas, ossos e pele. O hospital dispõe de uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), que avalia a situação de cada paciente e presta orientações à família sobre a possibilidade de doação. Vale ressaltar que a doação de órgãos só pode ocorrer com a autorização da família, e o diagnóstico de morte cerebral é feito por dois médicos especializados nesse tipo de avaliação.

Desde 2022, o município de Maricá integra o Programa Estadual de Transplantes. Nesse período, já foram realizadas 19 captações de órgãos na região, com cinco delas ocorrendo no Hospital Che Guevara e as demais no Hospital Municipal Conde Modesto Leal.

O Brasil é reconhecido como o segundo maior país do mundo em termos de doações de órgãos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com informações do Ministério da Saúde. Esta captação múltipla de órgãos representa um avanço significativo em Maricá e contribui para a promoção da doação de órgãos no país.

Leia Mais