Auxílio Cuidar: apresentação de documentação gera filas; mães relatam chegar de madrugada

Auxílio Cuidar: apresentação de documentação gera filas; mães relatam chegar de madrugada
Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

Nesta terça-feira (31), enormes filas se formaram na Secretaria de Políticas Inclusivas para a apresentação de documentos necessários à validação da inscrição no Auxílio Cuidar, um programa criado pela prefeitura de Maricá que concede o valor de um salário mínimo em Moeda Social Mumbuca.

Os cidadãos que se inscreveram através do site até o dia 19 de outubro estão agora enfrentando a necessidade de entregar a documentação pessoalmente. No entanto, a falta de organização em relação aos horários e a escassez de equipes para atender a todos os inscritos resultaram em longas filas. Mães de crianças com deficiência têm relatado a necessidade de chegar de madrugada para conseguir ser atendidas.

Uma das mães que realizou a inscrição online expressou sua frustração, afirmando: “Poderiam organizar melhor, criar atendimentos separados por ordem alfabética. Temos que chegar cedo e ficar na fila por horas, o que é exaustivo.”

Segundo informações da prefeitura, houve uma ampliação no horário de atendimento, mas isso não foi suficiente para evitar as longas filas e o cansaço dos cidadãos.

Documentação necessária

Para a confirmação da inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos:
– Documento de identificação civil válido no território nacional (certidão de nascimento, RG, CNH, passaporte, CTPS) do dependente com deficiência e do requerente.
– Tutela ou curatela em nome do solicitante, aplicada apenas para os responsáveis legais da pessoa com deficiência.
– Certidão Judicial Criminal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (2ª Instância) e das Seções Judiciárias do Rio de Janeiro (1ª Instância).
– Comprovantes de residência no município de Maricá dos últimos 2 (dois) anos em nome próprio, abrangendo 1 (um) mês de cada ano. Esses comprovantes podem ser contas de energia, água, internet, ou declarações do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou do Posto de Saúde, juntamente com a declaração de renda.

Leia Mais