Grande programa de oftalmologia começa hoje (29) em Araçatiba

fila zero da oftomologia saude marica
Foto: Divulgalção
Facebook
Twitter
WhatsApp

Foto: Divulgação / PMM

Nesta terça-feira (29/10), a Fundação Estatal de Saúde (Femar) e a Secretaria de Saúde de Maricá iniciaram o maior programa oftalmológico da cidade, prometendo mais de 20 mil atendimentos e aproximadamente 3 mil cirurgias. Esse esforço visa eliminar completamente a fila de espera da Central de Regulação. Os pacientes já agendados serão submetidos a uma triagem até o dia 07/11 em uma estrutura preparada na Rua Jovino Duarte de Oliveira, perto do Fórum, em Araçatiba. Lá, serão realizados todos os exames necessários e, se apropriado, encaminhados para cirurgias de catarata e pterígio.

Os atendimentos em Araçatiba acontecem das 8h às 18h, onde os pacientes são informados sobre seus agendamentos pelas equipes da Central de Regulação e das Unidades de Saúde da Família (USF). Aqueles que necessitarem de intervenção cirúrgica serão direcionados ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, localizado em São José do Imbassaí, com cirurgias programadas para começar em 11/11. Seguirão duas consultas de revisão após as cirurgias para monitoramento.

O prefeito Fabiano Horta destacou o programa através de um vídeo nas redes sociais, sublinhando o significado histórico deste esforço para o município de Maricá. Atualmente, mais de 7.200 pessoas aguardam atendimentos oftalmológicos. Os pacientes são agendados de acordo com a ordem na fila de espera do sistema de regulação, priorizando casos mais graves ou urgentes.

De 29/10 a 07/11, quem ainda não foi atendido pode procurar avaliação e inclusão no sistema da Central de Regulação, abordando também novas demandas. Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar, e Claudia Rogéria de Lima, diretora de Atenção à Saúde, também enfatizaram os benefícios do programa, ressaltando que o mesmo foi possível através do novo índice de pagamento aos prestadores de serviço, corrigindo defasagens da tabela SUS.

Documentação Necessária
Os moradores convocados devem apresentar identidade, cartão do SUS, solicitação médica, comprovante de residência e o agendamento da Central de Regulação. É crucial manter o cadastro atualizado para receber informações e, se necessário, atualizar dados na USF de referência.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Leia Mais