Governo do Estado do Rio de Janeiro lança plataforma digital contra violência de gênero

Rio ganha plataforma digital para combater a violência contra a
Foto: Divulgação/Reprodução
Facebook
Twitter
WhatsApp

Nesta quarta-feira (20), a Secretaria de Estado da Mulher lançou uma plataforma digital para monitorar a violência contra mulheres. O Observatório do Feminicídio integra dados de segurança, saúde, segurança pública e Justiça para monitorar casos no Rio de Janeiro. A UFRJ forneceu apoio técnico para a plataforma, que recebeu investimento de R$ 2,4 milhões.

O portal, com linguagem acessível, apresenta painéis interativos com estatísticas sobre a criminalidade contra mulheres. No ano passado, foram registradas 148 agressões diárias em unidades de saúde. A análise desses dados pode auxiliar o Governo do Estado a criar políticas de prevenção.

De janeiro a julho deste ano, houve 42.152 notificações de violência nas unidades de saúde, sendo 73,5% contra mulheres. As agressões físicas são as mais comuns, seguidas por violência sexual. A atuação conjunta dos órgãos sob o Observatório do Feminicídio visa a uma ação mais eficaz do Governo.

A secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, enfatizou a importância da iniciativa conjunta para combater a violência. A média diária de casos de violência contra mulheres em 2023 foi de 148, enquanto em 2025 é de 139. O ISP relatou 53 feminicídios entre janeiro e julho de 2025.

O TJRJ concedeu 23.440 medidas protetivas de urgência e executou 3.032 prisões por violência doméstica no primeiro semestre deste ano. O Governo anunciou o lançamento de uma cartilha e um curso de capacitação para agentes de segurança pública, visando aprimorar a proteção às mulheres.

Foto: Divulgação / Internet

Leia Mais